Conheça um pouco sobre um dos estados que compõe a Amazônia Ocidental
Por Emilly Souza
Está visitando o Acre e gostaria de conhecer mais sobre o bioma que compõe aproximadamente 40% do território nacional? O estado é ainda pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, mas vem se desenvolvendo cada vez mais na área do turismo.
Além de ser um lugar repleto de belezas naturais, o Acre tem diversas curiosidades sobre sua história. Foi o único estado que lutou para se tornar parte do território brasileiro quando, em 1903, após diversos conflitos políticos e sociais, foi comprado da Bolívia.
A cultura acreana é composta por um mix de influências portuguesas, amazonenses, nordestinas, árabes e indígenas. Por fazer fronteira com Peru e Bolívia também possui traços culturais destes países e influência se reflete na culinária e em dialetos.
Em seu território, o Acre possui dois parques (estadual e nacional) com belezas naturais, fauna e flora que podem ser apreciadas por todos.
Parque Nacional da Serra do Divisor
Evastur Agência de Viagens: (68) 3322-3533
Calçadão Viagens e Turismo: (68) 3322-1900
Localização: Acesso fluvial pelo Rio Moa – Cruzeiro do Sul
O Parque Nacional da Serra do Divisor é o ponto mais ocidental do Brasil com 837 mil hectares preservados, diversidade de pássaros, borboletas, árvores e exuberantes cachoeiras. Os turistas podem chegar até o parque por via terrestre, pela BR-364, ou de avião até Cruzeiro do Sul e de estrada até Mâncio Lima (35km). Chegando lá, é necessário subir os rios Moa e Japiin em uma viagem de aproximadamente oito horas. A Serra dispõe de três pousadas que servem café, almoço e jantar.
Parque Estadual Chandless
Telefone:(68) 99217-1364
Manoel Urbano/Sena Madureira e Santa Rosa do Purus
O Parque Chandless está localizado entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, tendo como limite a fronteira com o Peru, e conta com uma das áreas mais ricas em biodiversidade da Amazônia. O parque é conhecido internacionalmente pela sua biodiversidade, como observatório de pássaros e sua fauna.
O turista também pode conhecer a região do Juruá, com a natureza inigualável e rios de águas escuras.
Rio Croa
Agendamentos e informações estão disponíveis pelos telefones (68) 99966-5122 e 99924-2783.
A vitória-régia é uma planta característica do Rio Croa, que está localizado no município de Cruzeiro do Sul, e possui a famosa “pasta verde” que durante o verão cobre as águas do rio, num exuberante tapete verde. Há também árvores centenárias como a samaúma e as seringueiras. Além disso, é possível fazer um retiro espiritual e conhecer mais sobre o uso da Ayahuasca na Pousada da Cíntia. Para agendar a hospedagem o turista pode entrar em contato direto com a Cíntia pelo telefone +55 68 99958-2794.
Outro ponto turístico de Cruzeiro do Sul é o Igarapé Preto, um balneário com suas águas escuras, um dos pontos mais visitados da cidade.
Voltando para o Alto Acre e chegando à capital acreana, em Rio Branco é possível conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e culinária acreana, visitando o Mercado Velho, Palácio Rio Branco, Museu da Borracha, Biblioteca Pública e Universidade Federal do Acre (Ufac).
Outra coisa que chama atenção no Acre é o etnoturismo. É possível visitar aldeias indígenas e conhecer um pouco mais sobre sua história, cultura e suas tradições.
No Acre vivem os povos indígenas das etnias Jaminawa, Manchineri, Huni Kuin, Kulina, Ashaninka, Shanenawa, Yawanawá, Katukina, Sayanawa, Jaminawa-Arara, Apolima-Arara, Shawãdawa, Poyanawa, Nukini, Nawas e os “isolados”.