A tecnologia teve grandes avanços nas últimas décadas que modificaram a forma como a sociedade existe na atualidade, desde o acesso a conhecimentos até mesmo as relações interpessoais.
Parte disso é explicado pelo conceito dos Nativos Digitais, criado por Marc Prensky, em 2001. De maneira sucinta, o grupo é formado por pessoas que nasceram e cresceram expostas ao mundo digital de maneira ampla, fazendo o aprendizado nessas áreas ser tão natural quanto a evolução das demais habilidades das crianças, com o mundo digital se tornando uma espécie de “segunda língua” para eles.
Uma dessas crianças é Prieto Diaz, de cinco anos, que de acordo com relatos de sua mãe, aprendeu bem novo, e sem que outras pessoas ensinassem, a pesquisar seus programas e jogos favoritos nos dispositivos móveis.
“Ele aprendeu a usar o comando de voz e com isso escolhia os desenhos e jogos que tem interesse em assistir ou jogar. (…) Agora, mais velho, ele já aprendeu a escrever algumas palavras para procurar seus jogos preferidos, como ‘carro’ e até mesmo palavras em inglês, como red ball, um jogo de uma bola vermelha”, contou ela.
A mãe diz que além dos celulares, o filho aprendeu a utilizar a Smart TV da residência, assim como alguns comandos do video-game. “Pietro também aprendeu a ligar a televisão, procurar os aplicativos de streaming e o YouTube, e pelos vídeos recomendados achar os seus desenhos. A gente nem precisa mais ajudar ele com isso. No vídeo-game ele consegue achar os streamings que gosta de assistir, apesar de ter dificuldade na hora de pesquisar, tem uma necessidade maior da escrita.”, explicou ela.
Segundo o artigo de Cristina M. Pescador, publicado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Congresso Internacional de Filosofia e Educação (CINFE), o uso da tecnologia por crianças pode ajudar no desenvolvimento delas. Entre os pontos que são considerados benéficos estão o auxílio da coordenação viso-espacial, que podem ser aprimorados através dos vídeo-games, principalmente no quesito reflexos e rastreamento de objetos.
Outros pontos que podem ser potencializados através do uso das tecnologias é a possibilidade de realizar multitarefas, já que não só os jogos mas também outras ferramentas tecnológicas, como programas de edição, fazem com que o usuário precise dividir sua atenção entre várias demandas para que possa utilizar essas ferramentas de maneira otimizada.
Isso tudo chama a atenção, pois as gerações recentes de crianças têm dominado programas e aplicativos cada vez mais complexos, em menor tempo de uso e com maior expertise. Por isso, a exposição das crianças a novas tecnologias tem sido debatido com mais frequência nos últimos tempos.
Visão profissional
A neuropediatra Bruna Beyruth falou que as crianças têm sim mais facilidade em aprender o funcionamento dessas novas tecnologias.
“As crianças têm mais facilidade em aderir às novas tecnologias devido ao que a gente chama de neuroplasticidade. O cérebro jovem tem a capacidade de se diversificar e de aprender coisas novas em um período muito rápido, a gente tem essa neuroplasticidade no período da infância e adolescência”, explicou a neuropediatra.
Além disso, Beyruth diz que a exposição à tecnologias pode ser muito benéfica para o desenvolvimento das crianças, desde que seja feita de maneira planejada e consciente. “A exposição de tecnologias pode ser uma faca de dois gumes (…), ela ajuda, mas se for feito um acesso descontrolado não é o ideal, tanto que a Sociedade Brasileira de Pediatria não indica o uso de telas até os dois anos de idade”, ressaltou ela
Apesar da precaução, Bruna destacou os pontos positivos do uso da tecnologia por parte dos pequenos. “A exposição a novas tecnologias beneficia muito o desenvolvimento da criança, pois estimula a parte motora, linguística e cognitiva”, ressaltou ela, afirmando que essa interação das crianças pode ser melhor se feita com o acompanhamento dos pais ou da escola.
“É super possível estimular a criança com o uso das novas tecnologias, da informática, desde que seja da maneira correta, com horários limitados e acessos supervisionados”
O professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Acre, Macilon Araújo, afirma que existe uma preocupação na hora de se fazer um programa de computador ou um aplicativo para dispositivos móveis, para que eles sejam mais simples e intuitivos, porém, o fato das crianças crescerem expostas a isso desde muito novas é sim um ponto positivo para o alto desempenho delas relacionado à tecnologia.
“Acredito que mesmo se não houvesse essa preocupação com o design e desenvolvimento, ainda teríamos essa facilidade por parte desse público. E a principal facilidade é o cérebro destes pequenos, que está em uma fase de máxima absorção, especialmente de estímulos como o que ocorre com os aplicativos interativos, jogos, redes sociais, etc.”, explicou ele.
Além disso, o Doutor em Ciências da Computação também citou os estudos de Prensky e comparou o uso das ferramentas digitais com o aprendizado de uma nova língua, dizendo que os pequenos da atualidade serão fluentes no novo idioma, enquanto os mais velhos podem sim adquirir fluência, mas dificilmente chegarão no nível de quem foi exposto a isso durante o seu crescimento.
“Hoje se tem os termos ‘nativos digitais’ e ‘imigrantes digitais’, criados por Marc Prensky. No primeiro grupo, estão as pessoas que nasceram cercadas por tecnologias, já com uma vida virtual, aprendendo a lidar com elas de maneira mais natural e são, portanto, ‘nativos’. Já os imigrantes digitais, viram a tecnologia chegar já adultos e, portanto, tiveram maior esforço para aprender a lidar com elas e ingressar na vida virtual, se tornando, apenas ‘fluentes’ na tecnologia, diferentemente dos ‘nativos’”, finalizou Macilon.