Cultura

TikTok: um fenômeno entre os jovens

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Foto: Reprodução/Internet

Por Camila Gomes e Mariá Thaumaturgo

Se você não sabe o que é o TikTok, então você não conhece um dos maiores fenômenos da internet, que virou febre entre os jovens desde o ano passado. 

A jovem acreana Bia Araújo, ou @magicardb, como muitos conhecem, de 19 anos, atualmente possui 2,7 milhões de seguidores no TikTok e está na plataforma desde 2019. Para ela, o aplicativo já tomou forma e ganhou espaço, mesmo competindo com o Instagram, mas acredita que talvez não dure tanto tempo como os outros aplicativos.

Bia começou a usar o app por influência de uma amiga, decidiu iniciar com vídeos de customização e às vezes postava de comidas e receitas. Mas um vídeo específico, em que ela ensina uma receita na cozinha, chegou a 18 mil visualizações. Foi quando a empolgação “tomou de conta”.

Foto: Reprodução/TikTok

“Foi assim que comecei a pegar gosto pelas gravações e aos poucos fui achando meu conteúdo, que hoje é comida. Aos poucos fui crescendo e, no meio da pandemia, em 2020, meus vídeos passaram a viralizar. E hoje, graças a Deus, estou onde estou”, enfatiza Bia.

A jovem conta que em sua relação com o aplicativo, no início, passava horas navegando, justamente por estar no auge da pandemia e quando ninguém saía de casa. Com o tempo, passou a navegar menos no TikTok e postar mais seu conteúdo, porque é o que gosta de fazer. 

Foto: Reprodução/Instagram

Ela faz algumas críticas  à plataforma, considerando que existem conteúdos ruins e desnecessários, “Mas lá também encontramos de tudo, como história, humor, curiosidades e culinária. São várias opções de conteúdos bons e também conteúdos ruins, como vemos em qualquer outro aplicativo da internet”, afirma a criadora de conteúdo. Hoje Bia trabalha somente com a internet, criando conteúdos de receitas e culinária para o TikTok e Instagram.  

O que é o TikTok?

Lançado pela ByteDance, na China, em setembro de 2016, o aplicativo conhecido como Douyin, foi desenvolvido em 200 dias. No primeiro ano, recebeu mais de 100 milhões de usuários, tendo mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias. A rede foi lançada no mercado internacional em setembro de 2017 e um ano depois continuou registrando números absurdos. O app foi baixado cerca de 80 milhões de vezes nos Estados Unidos e 800 milhões de vezes em todo o mundo, de acordo com dados da empresa Sensor Tower.

Considerado um dos aplicativos mais populares do mundo, ele funciona da seguinte forma: os usuários gravam vídeos com duração de até 15 segundos e podem escolher músicas e efeitos visuais ou sonoros. Além disso, também é possível fazer duetos com alguém respondendo ao seu vídeo, o que cria uma tela “dupla”, alimentando assim uma cadeia interminável de reações. Os usuários também podem fazer upload de seus próprios sons, para que seja possível sincronizar uma dublagem com o vídeo original de outra pessoa.

Foto: Reprodução/Internet

O TikTok não parece ser tão diferente de outros aplicativos que também entregam vídeos, como Snapchat, o “finado” Vine e Dubsmash. Ele trabalha com a mesma proposta, mas o diferencial é seu algoritmo de inteligência artificial (IA) e uma variedade sofisticada de efeitos. Agora você já sabe o porquê não consegue sair da plataforma tão facilmente logo quando entra, é isso que o torna irresistível. O TikTok oferece muitas possibilidades para criadores e marcas, digamos que seja mais “fácil” trabalhar com este aplicativo. 

E as outras redes sociais?

O aplicativo superou o Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em instalações mensais na App Store e foi baixado mais de um bilhão de vezes em 2018. inda é menor no número de usuários do que o Facebook, com 2,27 bilhões , incluindo Instagram e WhatsApp, porém está muito à frente do Twitter, com 336 milhões e do Snapchat com 186 milhões, com uma base ativa de 500 milhões mensais. Além disso, em fevereiro de 2019, 27 milhões desses usuários ativos estavam nos EUA, um número absurdo para uma empresa de tecnologia da China que criou o aplicativo em menos de um ano. Para um serviço como esse, que estourou no mundo tecnológico, são poucos dias, mas deu muito certo.

A plataforma chegou a 1.289 bilhão de usuários ativos, contra 1.221 bilhão do Instagram, segundo levantamento realizado em março deste ano. Em fevereiro de 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo, com 56 milhões de downloads.

Foto: Reprodução/TikTok

De acordo com o site da ByteDance,  o TikTok foi fundado em um esforço “para combinar o poder da inteligência artificial com o crescimento da Internet móvel, de forma que revolucione a maneira como as pessoas consomem e recebem informações”. É exatamente graças a IA que o TikTok só entrega ao usuário aquilo que ele deseja consumir. Ou você acha que o aplicativo usa de poderes mágicos para saber que você gosta de assistir vídeos com memes, receitas ou good vibes?

Soberania e popularidade

Em junho de 2020, a Índia decidiu banir o TikTok, junto com outros 58 aplicativos chineses, numa forte afronta a Pequim. O governo alegava que eles seriam “prejudiciais à soberania, à integridade e à defesa da Índia”. No país do Tio Sam, a brincadeira também virou alvo de tensões geopolíticas. A rede acabou entrando na disputa entre  os Estados Unidos e a China, quando o ex-presidente, Donald Trump determinou o encerramento do uso do app em território americano. Segundo ele, o TikTok estaria monitorando os cidadãos a serviço do Partido Comunista da China. Mas a ideia não foi muito longe e os vídeos continuaram fazendo sucesso. 

Foto: Reprodução/TikTok

Além de ser um aplicativo fácil e divertido, outros motivos levaram o TikTok a ter uma grande visibilidade. O apoio das celebridades foi algo crucial para que o aplicativo tivesse grande alcance em pouco tempo. O apresentador do The Tonight Show, Jimmy Fallon, por exemplo, realizou uma sessão de “desafios” em seu programa e usou o TikTok como plataforma. No Japão, o aplicativo chamou a atenção da célebre Kinoshita Yukina, na Tailândia, a youtuber Kaykai Salaider e na Índia a atriz Aashika Bhatia. Já no Brasil, a cantora Ludmilla lançou vários desafios de dança em parceria com o FitDance. O conteúdo localizado, a fácil criação, compartilhamento e alcance de visualizações também são fatores poderosos para que a plataforma continue a crescer todos os dias.

A popularidade atual do TikTok é realmente surpreendente, mas ainda não garante que atingirá os níveis de outras redes sociais como Instagram e YouTube. Para que isso aconteça, o aplicativo precisará inovar e encontrar novas maneiras de continuar engajando seus usuários. Eles também terão que tornar a plataforma mais acessível para as marcas. Algo possível para uma plataforma que cresceu tanto em tão pouco tempo.

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