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Realidades Paralelas: acreanos adotam novos hábitos no ambiente virtual durante a pandemia

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O crescimento no uso de aparelhos eletrônicos durante a pandemia de Covid-19 fez com que a sociedade migrasse a uma realidade paralela, mas que trouxe reflexos na vida real

Por Guilherme Limes, Renato Menezes e Gabriel Vercoza Alves

Quem nunca deu uma stalkeada em alguma rede social e, quando se deu conta, viu que aquela olhadinha custou um tempo que, simplesmente, voou? Durante este período de pandemia ocasionada pela Covid-19, o isolamento social provocado pelo vírus fez com que este tipo de prática se intensificasse ainda mais, justamente porque as pessoas procuravam outras formas de se distrair dentro da própria casa.

No entanto, a mudança não foi somente neste hábito. O home office, as aulas na modalidade de ensino à distância, as compras online e tantas outras atribuições que tiveram de ser reformuladas para os moldes virtuais, fizeram com que as pessoas se inserissem, de forma ainda mais intensa, em uma cultura de telas onde as luzes artificiais nos fazem ficar vidrados em frente aos aparelhos eletrônicos, tanto para fins profissionais, como para se esquivarem da realidade.

De acordo com dados do mês de março de 2021 emitidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são mais de 240 milhões de telefones celulares no Brasil, sendo quase 113 celulares para cada 100 habitantes. Somente em Rio Branco (AC), são 475.779 unidades, o que dá uma média de 115 aparelhos para cada 100 pessoas.

Dados relacionados ao uso de telefones celulares em Rio Branco (AC). Foto: Printscreen/Teleco.

Com relação ao tráfego de usuários na Internet, a Anatel registrou um aumento entre 40 a 50% neste período de pandemia pelo fato de as pessoas começarem a usar a ferramenta para fins de estudo, trabalho, compras e entretenimento de forma ainda mais intensa. Na prática, houveram picos 11 terabytes por segundo em 2020, o que é quase o triplo da média registrada em 2019, que configura 4,69 terabytes.

Tais relatórios mostram o quão as telas e os conteúdos que elas transmitem têm atuado como um método bastante eficaz para realizar qualquer tipo de coisa, principalmente quando há restrições de deslocamento. Porém, fatores como estresse, compulsividade, vício em redes sociais, falta de concentração e baixa autoestima são alguns dos prejuízos que vêm acompanhado da facilidade e dinamicidade dos aparelhos eletrônicos e aplicativos, e que podem refletir no bem estar e em relações interpessoais.

PANDEMIA E COMPRAS ONLINE

Apesar de o e-commerce não ser uma novidade, o percentual de pessoas que passaram a aderir às compras online cresceu de forma considerável. Segundo um levantamento feito pela Ebit/Nielsen divulgado em 2021, 13 milhões de brasileiros passaram a aderir ao comércio eletrônico em 2020, o que configura um aumento de 23% de consumidores com relação ao ano anterior. No total, foram 17,9 milhões de consumidores a mais do que em 2019. Além disto, foram movimentados mais de R$ 87 bilhões em vendas nesta modalidade, justamente por conta do fechamento das lojas físicas devido à pandemia.

Pesquisa mostra que sites, aplicativos e redes sociais foram os principais caminhos para buscas de produtos na internet . Foto: Renato Menezes.
 

A estudante Meline Melo começou a fazer compras online através dos aplicativos desde 2017, porém, com mais intensidade em 2020. Ela contou que é, praticamente, um vício ficar olhando os produtos diariamente e que, apesar de não ser possível experimentar ou ver o produto físico, o preço e a variedade de itens acabam influenciando no ato de comprar.

“A pandemia intensificou este estilo de compra porque teve um certo momento em que todas as lojas estavam fechadas. Então, as pessoas tiveram que recorrer às compras online, e também acaba sendo mais cômodo. Eu, por exemplo, não encontro nada relacionado a k-pop no estado, mas na internet é mais fácil achar”, enfatizou.

Estudante de nutrição costuma comprar livros pela internet. Foto: Arquivo pessoal.

A youtuber Luz Clarita Araújo também destacou a comodidade como um fator decisivo na hora de comprar. Ela começou a pedir produtos durante a pandemia e falou que nunca tinha feito isso antes por medo de dar errado ou de não receber o pedido.

“Eu sempre tive vontade, mas não tinha coragem. Comecei comprando presente de aniversário em maio e fui continuando. Hoje eu não posso ver uma oferta que já quero comprar”, falou.

CRESCIMENTO DO TIK TOK

A extensão das telas não se limitou apenas ao e-commerce. O aplicativo TikTok, por exemplo, virou um fenômeno na quarentena. De acordo com o relatório emitido pela empresa App Annie, que monitora o desempenho de aplicativos, o crescimento absurdo de downloads fez com que esta tecnologia chinesa figurasse como o mais baixado do ano de 2020. O tempo gasto pelos mais de 1 bilhão de usuários ativos no app cresceu 325% ano a ano, com uma média de 5h por mês, superando o Facebook pela primeira vez.

Ainda de acordo com o monitoramento, o motivo que indica o crescimento do TikTok foi a pandemia, que fez com que as pessoas migrassem a uma rede social que promovesse diversão, criação de conteúdo e socialização com outros usuários.

Dados mais recentes dos desempenhos de aplicativos divulgados pela consultoria Sensor Tower, mostram que o Brasil foi o país que mais inseriu usuários na plataforma no mês de abril de 2021, com 7,6 milhões de novos membros de um total de quase 60 milhões de downloads no mundo.

O aplicativo da empresa ByteDance cresceu de forma absurda em 2020, e traz propostas similares de interação promovidas pelo antigo Vine e Snapchat. Foto: Logomarca do app.

A FEBRE DA GERAÇÃO Z

A estudante de direito Luísa Longo foi uma das que aderiu ao app do momento. Ela conta com mais de 35 mil seguidores no TikTok e disse que começou no aplicativo de forma despretensiosa, apenas como um passatempo na quarentena e sem intenção de postar e gravar vídeos, por ter vergonha.

O primeiro vídeo dela que viralizou foi de quando coloriu o cabelo sozinha em casa. Apesar de o conteúdo ter sido sendo postado sem áudio sem querer, isso não foi um problema, visto que conseguiu mais de 2 milhões de views e quase 300 mil curtidas. O segundo foi exatamente com o mesmo vídeo, mas dessa vez com áudio, que obteve repercussão similar.

Tiktoker acreana faz vídeos baseados em sua rotina diária e conquistou grande número de seguidores. Foto: Printscreen/perfil @luznts. 

Ela falou que em 2020 estava muito viciada em assistir os vídeos da plataforma e costumava usar por horas, afetando os afazeres diários, principalmente durante as aulas online que necessita de atenção. “Se eu abro o aplicativo, eu vejo um vídeo. Aí eu vou ver, já tem passado 30 minutos e eu estou rolando a timeline, meu for you, e continuo assistindo”.

Para a estudante, o TikTok virou um fenômeno porque ele formula conteúdos muito específicos para cada pessoa, a partir da aba “for you”, que significa “para você”. 

“O algoritmo é muito específico, então acho que esta questão de poder se conectar com as coisas que você gosta e com as pessoas que curtem as mesmas coisas que você, assistir coisas que estão ligadas ao seu estilo de vida, etc., foi uma das coisas que levaram a esta febre”, ressaltou.

Luisa conta que ficou surpresa com a repercussão dos vídeos e que isso fez ela produzir mais conteúdo para seus seguidores. Foto: Printscreen/vídeo.
 

A influenciadora digital Bia Araújo também viu sua conta disparar no período de pandemia. Atualmente, ela acumula 2,4 milhões de seguidores no TikTok e disse que começou a gravar vídeos, de forma despretensiosa, sobre customização, não imaginando a dimensão que tomaria.

Bia Araújo (@magicardb) está há 1 ano e 6 meses no TikTok. Foto: Printscreen/@magicardb

Para a tiktoker, a plataforma se tornou um fenômeno e conquistou os brasileiros por falta de entretenimento neste período de pandemia. Ela também falou que costuma fazer conteúdos voltados à culinária e que pode ter sido isto que a fez conquistar um público grande, já que é mais comum ver vídeos de dança.

“A plataforma é um meio fácil de se crescer porque qualquer vídeo pode viralizar. Mas o que me fez conquistar seguidores foi meu conteúdo ‘diferente’, por não ser algo tão normal no app no começo, e também a constância porque muitos começam, mas acham que não vai dar certo e desistem”, pontuou.

A criadora de conteúdo digital falou que já foi mais viciada no aplicativo, mas que atualmente costuma usar de forma mais controlada. Foto: Printscreen/@magicardb

“NO TRABALHO, CONSIGO RENDER MAIS”

As rotinas de trabalho também foram afetadas durante a pandemia. No Núcleo Telessaúde Acre que atua com serviços de saúde à distância, a cirurgiã-dentista e coordenadora de campo, Caroline Oliveira, conta que algumas atribuições que, anteriormente, eram realizadas de forma presencial, tiveram de ser concentradas nos moldes virtuais. Reuniões e webpalestras que costumavam acontecer e ser transmitidas no próprio Núcleo, precisaram ser replanejadas para garantir a segurança dos palestrantes.

“Por se tratar de um ambiente em que temos que fazer divulgações, gravações e documentações, normalmente se torna um pouco mais cansativo. Fisicamente, a gente percebe que temos algumas delimitações físicas e, às vezes, até mentais de sobrecarga de trabalho. No final do dia, a gente sempre sente uma ardência na vista, mal estar, dor na colunae na cabeça”.

A cirurgiã-dentista conta também que se vê muito assídua quando o assunto é redes sociais, além de achar que estes instrumentos atuam como ferramentas que vieram para facilitar e simplificar funções mais burocráticas. Porém, acredita também que elas trazem alguns problemas, principalmente em questões de concentração.

“Eu acho que no trabalho presencial eu consigo render mais. Em casa, às vezes, tem outras coisas que nos tiram do foco, seja uma tarefa doméstica, um parente que chega, e até as próprias redes sociais mesmo quando a gente pega para olhar”, pontuou.

Cirurgiã dentista diz que o trabalho se tornou mais cansativo por ele ter se concentrado apenas dentro da tela de um computador
Foto: Arquivo pessoal.

FADIGA NO ENSINO À DISTÂNCIA

Estresse e cansaço também são alguns dos problemas vivenciados pelo professor de português, Rodrigo Marques, que agora dá aulas em ensino remoto. De acordo com ele, é necessário adaptações constantes para que o ensino não se torne exaustivo para ambos os lados, já que há um sobrecarregamento de demandas que não condizem com a realidade atual.

“A experiência não tem sido fácil. Os obstáculos, que não são poucos, tem feito com que a gente tenha que se reinventar todo dia, além de uma maior carga de trabalho, de gastos extras com o nosso próprio recurso, da busca ativa aos alunos, e de trabalhar com ferramentas não democráticas e, muitas vezes, inacessíveis”, complementa.

Professor de Língua Portuguesa considera necessário se reinventar para que os alunos não se cansem de assistir aulas na modalidade online. Foto: Arquivo pessoal.

“ESTUDAR EM CASA TEM SIDO UMA VANTAGEM E UMA DESVANTAGEM” 

Para os estudantes, a realidade não foi diferente. Mesmo com a possibilidade de tirar dúvidas mais pontuais com os professores, a estudante do terceiro ano do ensino médio, Elis Vitória de Lima, disse que as aulas se tornaram “desafiadoras, vantajosas e desvantajosas”.

Ela relatou que já está se preparando para o vestibular e que vem se adaptando da maneira que pode durante este momento, apesar das desvantagens de precisar se esforçar para manter o foco e de não se dispersar durante as aulas. Para ela, a maior vantagem de estudar dentro de casa é a possibilidade de se preparar e de absorver os conteúdos dentro de seu próprio ritmo. 

“Estudar em casa tem sido uma vantagem e uma desvantagem. Consigo procurar recursos que podem me ajudar e auxiliar durante esse processo, como os cursos online para os vestibulares, além de videoaulas que vem ajudando muito a compreender melhor que antes algumas disciplinas, principalmente para tirar algumas das minhas dúvidas mais frequentes”, explicou.

Se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudante diz que a distração em casa acontece com mais frequência. Foto: Arquivo pessoal.

A CULTURA DA INSEGURANÇA

Sobre os impactos psicológicos que a cultura de telas, potencializada pela pandemia, teve na vida das pessoas, o psicólogo clínico e educacional, Álef Costa, disse que muitos pacientes dele desenvolveram transtornos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico em decorrência dos conteúdos que consumiam nas redes sociais.

“Pessoas com depressão geralmente tem a crença de que não é capaz, de que não pode, de que é inferior a outros e imaginando um mundo do perfeccionismo, das pessoas perfeitas, do casal perfeito, do melhor emprego do mundo, e assim por diante, mas a gente sabe que na vida real não é assim”.

Ele falou que muitos usuários acabam usando as redes sociais como válvulas de escape para mostrar algo que não condiz com a realidade por fatores envolvendo insegurança e medo. Para isso, ele recomenda que a pessoa procure ajuda de um profissional.

“É importante trabalhar a insegurança e a autossabotagem na terapia. Se você está internalizando estes pensamentos, é necessário tratar isso na psicoterapia”.

Psicólogo afirma que as mulheres em sua maioria sofrem com comparações em redes sociais por conta da falsa estética da perfeição que muitos pregam. Foto: Arquivo Pessoal.

Sobre este assunto, os estudantes de jornalismo Renato Menezes, Guilherme Limes e Gabriel Verçoza convidaram a criadora de conteúdo Agatha Rosa e a modelo Isna Fernanda para um bate-papo sobre autoestima e redes sociais na pandemia em um podcast exclusivo para esta reportagem. Para conferir o bate-papo.

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