Cotidiano

Exercícios ao ar livre: refúgios na pandemia

Publicado há

em

A prática do Yoga ganhou muitos adeptos no Brasil. Foto: Reprodução/Yoga em Casa

Por Maria Fernanda Arival e Pedro Henrique Nobre

Não importa a idade, sexo ou peso, a prática de exercício físico é fundamental para o aumento da qualidade de vida de toda a população. Há vários tipos, para todos os gostos, desde os mais populares como natação, corrida e ciclismo, aos menos conhecidos como a yoga. Todos são igualmente saudáveis para o corpo humano.

Com o surgimento da pandemia em 2020, várias academias e espaços ao ar livre precisaram fechar temporariamente em decorrência das orientações dos órgãos locais, nacionais e internacionais de saúde. No entanto, diversas formas para se exercitar foram reinventadas durante o isolamento. Academias lançaram planos de vídeo-aulas com exercícios para serem realizados em casa, exercícios físicos foram realizados sem aglomerações, explorando mais locais abertos, e o brasileiro deu seu “jeitinho”. As pessoas descobriram várias formas de se exercitar respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O ciclismo na pandemia

O grupo de ciclismo Pedal dos Perobas foi criado em julho de 2020, tem corridas semanalmente e hoje conta com mais de 40 participantes. Richard Brilhante, participante do grupo,  diz que o principal benefício foi a melhora na qualidade de vida. “Eu entendia que precisava praticar um esporte, mas não encontrava nenhuma modalidade que me identificasse. E no ciclismo eu me identifiquei”.

Além da melhora no condicionamento físico, ele contou que foi primordial no combate à ansiedade. “Eu tomava remédio, tinha problema de ansiedade e a prática de ciclismo ajudou a combater isso. Eu tirei até os remédios controlados, porque o ciclismo melhorou minha vida.” (nota do editor: só deixe de tomar remédios controlados com orientação e acompanhamento médico)

De Rio Branco a Bujari. Foto: Arquivo Pessoal/Richard Brilhante

Richard acredita que tende a aumentar a prática do ciclismo na capital e em todo o estado, no entanto, reclama da falta de iluminação, arborização e de sinalização na cidade. “Com o aumento da manutenção, vai ter um aumento considerável de ciclistas, não só praticando atividade esportiva nos finais de semana e folgas, mas também indo pro seu trabalho, indo para suas atividades, utilizando a sua bicicleta”

É preciso destacar que Rio Branco já foi considerada uma das capitais com mais ciclovias per capta do país. Mas, como relatado, as ciclovias precisam de manutenção regularmente. O clima tropical, somado com a poeira e pedregulhos, acaba deteriorando as vias.

De acordo com os dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, em 2020 o crescimento nas vendas de bicicletas teve, aproximadamente, 50% de aumento em relação ao ano de 2019, quando as práticas de exercícios físicos em lugares abertos não eram tão necessárias.

Foto: Arquivo Pessoal/Richard Brilhante

Para entender melhor os benefícios para corpo e mente que a atividade física traz, o Profissional de Educação Física José Elcivandro, formado pelo Centro Universitário Uninorte, fala sobre a prática. “Toda atividade física te proporciona saúde e qualidade de vida, traz benefícios, como a parte de fortalecimento tanto de quadríceps quanto panturrilha, sem falar do condicionamento físico. E, consequentemente, dá mais disposição para os afazeres do dia a dia”.

Segundo o profissional de educação física, a falta de exercício é um fator de risco pois, somado a uma alimentação não balanceada, traz aumento de peso e indisposição. E ainda pode ser agravante para o infarto, diabetes, doenças crônicas e aumento do colesterol.   A atividade física também ajuda a fortalecer a imunidade. “Um fator tão preocupante em tempos de pandemia! Por isso é recomendado fazer exercício regularmente, no mínimo por 30 minutos, moderando sempre com uma boa alimentação, se possível acompanhado de profissional de educação física e nutricionista”, explica.

Yoga: uma prática diária

No Brasil, a prática do yoga tem sido cada vez mais comum, principalmente pela busca em exercitar o corpo, alongar e relaxar. Mas o yoga vai além disso. Essa prática, de mais de cinco mil anos, possibilita uma reconexão com a verdadeira essência entre corpo, mente e espírito. 

De acordo com a jornalista e praticante Priscila Viudes, o yoga ajuda no autoconhecimento e uma consciência corporal que poucas atividades físicas oferecem, como o equilíbrio e a respiração. “Hoje em dia, com o estresse e com o corre-corre do dia a dia, a gente acaba não dando valor para a respiração, então, muitas vezes não respiramos da forma correta. O yoga traz a consciência corporal e o cuidado físico, mas de forma afetuosa, respeitando o corpo”.

Priscila dando aula de Yoga ao ar livre durante a pandemia de Covid-19. Foto: Arquivo pessoal/Priscila Viudes.

De acordo com dados de 2011 da Associação Brasileira de Yoga, a atividade é praticada por mais de 500 mil pessoas. “Eu comecei o yoga em 2017, faz cinco anos, porque eu queria ganhar flexibilidade, já que tinha começado a fazer tecido [acrobático]. Tentei uma aula de balé e vi que era muito complicado, então tentei o yoga e me apaixonei”, afirma a jornalista.

Priscila, que também é professora de yoga, explica que qualquer pessoa pode praticar, contanto que não tenha nenhuma limitação física causada por cirurgia, doença ou medicamento. Grávidas, pessoas com mais de 60 anos e crianças também podem praticar yoga, mas no caso das crianças, as aulas devem seguir uma lógica mais infantil.

“Não pretendia dar aula de yoga mas, quando surgiu o curso de formação de professores, eu fiz porque queria me aprofundar nas teorias do yoga, essa filosofia que a prática acompanha. No curso eu fiz amigas maravilhosas e acabei me contagiando com a energia delas, me empolguei para dar aula e aqui estou. É uma sensação muito boa poder conduzir uma prática que leva a uma certa prospecção nesses tempos em que somos tão bombardeados com informações”, conta Priscila.

Priscila e as alunas em uma variação da postura do gato, chamada catuspadasana. Foto: Arquivo Pessoal/Priscila Viudes.

O yoga apresenta diversos benefícios como diminuição do estresse e ansiedade; promove condicionamento físico; facilita o emagrecimento; alivia dores corporais; melhora o sono; e além disso, traz benefícios emocionais.

“Fui para o yoga procurando flexibilidade e encontrei muito mais como consciência corporal, concentração, trabalho de força, trabalho respiratório e trabalho mental. A gente acaba levando os ensinamentos do yoga para a vida, para além do tapete, de ter mais calma, respirar em momentos de crise e aceitar o que está acontecendo e não se deixar abalar”, ressalta a jornalista.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile