Ufac

Jornalismo da Ufac é premiado com reportagem sobre impactos da pandemia na Amazônia

Publicado há

em

O estudante ganhador da etapa regional do Encontro Intercom segue na disputa da etapa nacional, prevista para ocorrer no mês de outubro de 2021

Por Renato Menezes

Mesmo diante da maior pandemia do século, que inviabilizou a realização das aulas presenciais, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) manteve as atividades remotas e a submissão de trabalhos acadêmicos para as premiações da área da comunicação. Dentre as duas produções realizadas no ano de 2020 e devidamente inscritas no Prêmio Expocom 2021 do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a reportagem “Os impactos da pandemia na Amazônia Extrema”, escrita pelo estudante Hudson Menezes Castelo Branco, do 8º período, conseguiu ser laureada na categoria destinada a publicações em jornal impresso, na última segunda-feira (02/08).

A produção, que estava competindo no Encontro Intercom da Região Norte, aborda os desdobramentos da pandemia de Covid-19 em regiões remotas, mais especificamente em comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Marechal Thaumaturgo, no interior do estado do Acre. O aluno Hudson é oriundo de uma comunidade ribeirinha do município e, como já estava inserido no contexto da pauta, a parte prática da reportagem foi acompanhada da responsabilidade de não mostrar as pessoas apenas como números, mas sim com histórias a serem contadas e respeitadas.

O estudante contou que a ideia era de expressar, através do material, uma realidade que nem sempre é tratada de forma humanitária ou com um olhar mais sensível nas mídias tradicionais. “Nos momentos críticos da pandemia, eu observei que o isolamento geográfico e a dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde e informação podem intensificar muito uma crise sanitária. Desse modo, eu busquei, através de relatos, expor as adversidades enfrentadas por esses grupos no contexto pandêmico. Tanto o texto como as fotografias da reportagem foram desenvolvidas individualmente, com supervisão da professora Tatyana Lima”, complementou.

Festa de premiação Expocom Norte 2021 ocorreu de forma remota | Foto: Reprodução

ETAPA NACIONAL

Além de ter sido premiada na etapa da região Norte, a reportagem, produzida na disciplina optativa de Jornalismo Especializado, oferecida no Ensino Remoto Emergencial (ERE), também terá a oportunidade de concorrer, de forma automática, ao Prêmio Expocom Nacional. Este contará com a participação de todos os trabalhos premiados nas etapas regionais, sendo a Ufac representada em mais uma edição.

Hudson se fez presente durante a live de premiação, que ocorreu no YouTube, e ficou muito empolgado em ver um trabalho de sua autoria receber reconhecimento, principalmente no período em que a Covid-19 dificultou a experiência prática que a universidade costuma fornecer. “O sentimento foi de superação, porque eu tive muitas dificuldades durante o ERE. E ter um trabalho premiado é bastante gratificante, pois dá um impulso a mais para seguir com as disciplinas. Eu já havia concorrido outras vezes, mas nunca como aluno líder”, disse.

Sobre as expectativas, o estudante diz estar esperançoso e acredita no potencial do trabalho. “Tenho boas expectativas, mas já estou feliz em representar o curso e concorrer ao lado de trabalhos com qualidade excelente”, frisou.

Trabalho ganhou na modalidade Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso) | Foto: Reprodução

UFAC EXPERIENTE NO EXPOCOM

Já é rotineira a participação do curso de Jornalismo da Ufac na premiação anual, principalmente se observado o histórico de vitórias. Somente na edição anterior, sete das oito submissões foram premiadas na região Norte, sendo que dois desses trabalhos receberam prêmios na etapa nacional. A ideia é de, justamente, incentivar a comunidade acadêmica a produzir, expandir a visibilidade e alcance das produções, e claro, receber premiações.

A professora que orientou a reportagem, Tatyana Lima, disse que o processo de ajustes e recomendações foram feitos de maneira remota, e ressaltou que ficou muito orgulhosa em ver um trabalho que foi fruto da disciplina ser laureado no prêmio Expocom.

“É muito gratificante, como professora, ver um aluno se destacando, sendo premiado. E isso mostra que a Ufac não deixa nada a desejar em comparação com outras federais. Nosso curso está sempre muito antenado com o que está acontecendo e ganhando prêmios”, falou.

A docente salienta ainda a importância do empenho dos acadêmicos nas produções das disciplinas, para que continuem a ser inscritas nas próximas edições. “Nós temos excelentes produções sendo feitas dentro das disciplinas e que, muitas vezes, nós acabamos não fazendo a inscrição”. Para Tatyana Lima, além da experiência proporcionada somente pelo fato de concorrer, teríamos chances de ganhar muitos outros prêmios. “É importante que os novos alunos, os veteranos e professores tenham consciência de inscrever o material para que nós possamos compartilhar com o Brasil e com outras universidades o que nós estamos produzindo”, finalizou.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile