Cotidiano

Vendas online cresceram na pandemia

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Empresas precisaram adaptar a rotina de produção e vendas com a pandemia de COVD-19. Foto: Arquivo Pessoal.

Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

A pandemia de Covid-19 provocou inúmeras consequências para a vida dos cidadãos em todo o mundo. Além dos impactos na saúde pública, repercutiu na economia onde ocorreu o fechamento provisório do comércio para seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Com isso, os empresários precisaram se adaptar à realidade do momento para que não houvesse maiores perdas financeiras. 

O número de vendas online cresceu exponencialmente e os empresários adaptaram as formas de vender conforme as necessidades e se adequaram de acordo a realidade de sua área.

“Do Acre pro mundo”

Para Rayssa Alves, 29 anos, e Juliana Pejon, 37 anos, proprietárias da loja de vestuários e acessórios Made in Acre, a adaptação foi uma surpresa, pois a marca voltada para produtos acreanos tinha três meses de criação quando a pandemia começou. Segundo Rayssa, as pessoas ficaram mais tempo em casa e automaticamente passaram a consumir mais pelas redes sociais. Dentre as soluções encontradas para aumentar as vendas, as proprietárias da Made in Acre criaram conteúdos personalizados e interativos apresentando referências do Estado nas redes sociais.

Rayssa Alves, proprietária da loja Made in Acre, realizando a preparação dos produtos para entrega. Foto: Arquivo pessoal.

Jamile Feijó, 27 anos, que criou, após o início da pandemia, a loja online Vista Curves de moda feminina plus size buscou investir em conhecimento sobre vendas on-line e assim se destacar no mercado. Por essa razão, ela acredita que ter adquirido conhecimento antes de iniciar as atividades da loja foi de suma importância.

“As portas se fecharam por conta da pandemia”

Muitas dificuldades de adaptação foram encontradas pelos empresários, e uma delas se deu devido ao fechamento de espaços de locação. Rayssa e Juliana se sentiram preocupadas em como apresentar sua marca e produtos de forma online. No caso delas, a rede social Instagram foi a maior fonte de interação social com o público no momento. 

A forma de entrega delivery foi muito bem aceita pelos consumidores. Devido ao distanciamento social, as datas comemorativas passaram a ser festejadas com entrega de presentes que, por sua vez, eram comprados e personalizados de forma online.

O delivery de produtos cresce na pandemia, com isso a loja Vista Curves prepara suas entregas com a identidade visual de sua marca. Foto: Arquivo Pessoal.

Tatiana Pereira, 30 anos, trabalha com Arte em feltro há quatro anos e encontrou muitas dificuldades na pandemia. Com a diminuição de festas, as encomendas diminuíram consideravelmente. Além disso, o valor dos materiais para confecção dos feltros aumentou, o que ficou inviável manter o mesmo valor de suas encomendas. “Os clientes pararam de comprar”, disse a empresária. A solução encontrada por Tatiana foi a divulgação nos grupos de vendas e parceria com decoradoras de festas infantil. “Praticamente toda semana fecham pedido com minha loja”, conta. 

Artes em feltro dos personagens Bella e Fera, muito utilizadas em decoração de festas infantis. Foto: Arquivo Pessoal.

Soluções e tendências de vendas online

Mídias Sociais: O acesso nas redes sociais cresceu e por essa razão as empresas utilizam delas como uma forma de alcance interativo com os clientes e potenciais clientes. Além de acesso gratuito, as redes sociais permitem postagem de produtos, interação ativa com o cliente e possibilidade de expandir o alcance através de tráfego pago. 

E-commerce: Ou comércio eletrônico é um canal privado de vendas online e que pode ser acessado por computadores, tablets e smartphones. Através dele o cliente conhece o produto, faz pagamentos e destina a forma de entrega. 

Aplicativo de celular: Alguns empresários podem optar por criar e personalizar seus próprios para aplicativos de celular e usá-los como vitrine de seus produtos, mas é importante utilizar de outros meios de divulgação para que o cliente faça o download do aplicativo . 

Design: Como visto, utilizar as mídias digitais para divulgar os produtos é uma alternativa de vendas, os empresários buscam utilizar elementos visuais criados até mesmo por celular que chamem atenção, como cores, efeitos entre outros recursos que complementam a identidade visual da loja.

Entregas: As entregas de produtos cresceram com a pandemia e elas podem ser feitas de acordo com a realidade dos empresários, entre as alternativas estão: entrega com veículo próprios ou também com parceria com aplicativos de entregas. As entregas também podem ser através de agendamento antecipado e acordado com o cliente para que otimize o tempo dos empresários. 

O Sebrae, por exemplo, é uma entidade de serviços de apoio às micro e pequenas empresas que oferece cursos online e gratuitos de incentivo aos empresários para  que os mesmos encontrem conteúdos e soluções que facilitem o dia a dia em seu negócio.

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