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Dia da mulher: professoras da Ufac revelam desafios e avanços no ambiente acadêmico nos últimos anos

Conheça a vida e a história das docentes que percorrem os corredores da universidade

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Conheça a vida e a história das docentes que percorrem os corredores da universidade

Por Beatriz Mendonça e Victor Manoel

O papel das mulheres na sociedade, por séculos, foi diminuído ao trabalho doméstico. A realidade começou a mudar por volta do século XVIII, em função da Revolução Industrial, em que as mulheres começaram a trabalhar fora de casa, porém em situação precária e com salários menores em relação ao dos homens. Os séculos seguintes são marcados por mais transformações, como a difusão dos movimentos sociais e feministas, além da ocorrência das duas Guerras Mundiais, que levaram ainda mais mulheres ao mercado de trabalho. 

A inserção do sexo feminino no mercado foi um pontapé para a emancipação feminina que seria observada nas décadas seguintes, com a conquista de direitos inéditos, como de voto, de possuir independência financeira, de salários mais justos e até mesmo de estudar. No ambiente universitário, apesar dos muitos obstáculos, elas ocupam um espaço cada vez mais importante. 

“Escolher a docência universitária foi uma decisão motivada pelo desejo de transformar vidas por meio da educação. Sempre acreditei que o ensino superior tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, quem fala é a doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Direito, em Administração e em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e professora do curso de bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), Luci Teston.

Foto: Luci Teston é professora e coordenadora de diversos projetos dentro do campus. Créditos: Diário do Acre

Teston revela que ao entrar no ambiente acadêmico, apesar das oportunidades, percebeu os desafios estruturais para as mulheres neste meio.

“Além disto, as políticas públicas dos últimos 15 anos trouxeram tanto avanços quanto retrocessos, afetando diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão. Mesmo com um número crescente de professoras e pesquisadoras, a equidade de gênero ainda não foi plenamente alcançada”, afirma a docente.

Conquista de espaços

De acordo com o Censo Escolar de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres são maioria na educação infantil, sendo 97,2% nas creches e 94,2% na pré-escola, e elas continuam liderando até o ensino médio com 57,5%. Porém, quando se fala da docência na educação superior, os homens que lideram com 52,98%.

“A presença feminina em cargos de liderança acadêmica tende a ser menor, o financiamento para pesquisas lideradas por mulheres ainda é limitado e o impacto da maternidade na carreira continua sendo um fator importante”, reflete Luci Teston sobre a presença feminina em cargos superiores.

Foto: campus de Rio Branco da Universidade Federal do Acre. Créditos: Reprodução

No livro “Mulher na Educação: a paixão pelo possível”, a autora Jane Soares de Almeida salienta que a história de mulheres como professoras no Brasil ocorreu tanto devido às lutas feministas quanto pela saída dos homens dessa área pelos baixos salários. Além disso, para as moças solteiras que precisavam de um meio de sustento, essa era uma alternativa por ser uma representação da função das mulheres da época, instruir e educar crianças. 

Fazer a diferença

A profissão ainda reflete muito das noções de identidade de gênero, e os números que apontam as mulheres como maioria em educação infantil mas minoria na docência em universidades espelham o estereótipo inicial das mulheres como responsáveis pelo cuidado das crianças.

“O financiamento para pesquisas lideradas por mulheres ainda é limitado e o impacto da maternidade na carreira continua sendo um fator importante”

Luci teston

“Apesar dos desafios, sigo acreditando no poder da educação como ferramenta de transformação. Para que a universidade continue cumprindo seu papel social, é necessário que haja investimento contínuo no ensino, na pesquisa e na extensão, além de um compromisso consistente com a equidade de gênero. Somente assim poderemos garantir que a universidade seja um espaço verdadeiramente inclusivo e capaz de formar cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade”, finaliza Luci Teston.

A professora do curso de Biologia da Ufac, Eliete Sousa, trabalha desde 2017 na instituição e relata: “Eu decidi cursar Biologia para ser bióloga, nunca quis ser professora. Durante a graduação passei a ter contato com as professoras do curso e fui me interessando”. 

Após terminar sua graduação e fazer mestrado e doutorado, ela ainda atuou como professora em faculdades privadas por quatro anos. Por ter sido um período difícil, diz como é gratificante poder trabalhar sendo concursada pela Ufac, onde além de trabalhar com o ensino também pode desenvolver projetos na área da pesquisa.

Foto: Eliete Souza, professora desde 2017 no campus. Créditos: Cedida

Para Eliete, sua trajetória até a docência foi simples, seu maior desafio mesmo foi conciliar a carreira com as tarefas domésticas. Apesar da ajuda do parceiro, as maiores responsabilidades, principalmente com os filhos, ficavam nas mãos dela. Uma realidade que é possível ser observada na maioria das mulheres que estão no mercado de trabalho hoje em dia. 

Relembrar e celebrar

No dia das mulheres, é importante olhar para as diversas perspectivas que existem dentro desse universo do gênero feminino. Ao considerar a jornada das mulheres que se tornaram professoras na Universidade Federal, é possível fazer pontos de conexão com a jornada e vivência de milhares de outras que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho, tanto em profissões populares como em outras áreas que geralmente são dominadas pelos homens. 

“Apesar dos desafios, sigo acreditando no poder da educação como ferramenta de transformação”

Luci Teston

É necessário celebrar suas vitórias, mas também relembrar desafios, considerar antecedentes das adversidades que são vividas até hoje, observar o contexto social que cada cenário se insere. Enfim, olhar o caminho que foi percorrido mas também contemplar os próximos passos a serem dados.

Redação

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De volta à cadeira da escola

Educação de Jovens e Adultos ajuda a transformar cenário da educação e reduzir o analfabetismo funcional no Acre. Foto: Sandro Giron

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Por Paula Amanda e Thaynar Moura

Você já deve ter se deparado com um comentário nas redes sociais que achou estar fora de contexto. O que parece ser apenas uma questão de interpretação, na verdade pode revelar um problema mais profundo: o analfabetismo funcional. 

O analfabetismo funcional se refere a pessoas que, embora consigam ler e escrever de forma básica, têm dificuldades de interpretar ou compreender textos ou resolver situações cotidianas. Essa condição afeta o desenvolvimento pessoal, social e profissional de 1 a cada 3 brasileiros entre 15 e 64 anos.

Dados apresentados pelo Departamento da Educação de Jovens e Adultos do Acre (EJA) mostram que, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, o índice de pessoas analfabetas no estado é 12,1%. 

O recorte utilizado é de pessoas com mais de 15 anos, isto é, quem não foi alfabetizado ou quem não concluiu este processo. Neste contexto, quase 50% dessa população teve o primeiro contato com a escola, mas desistiu, não concluindo o ensino infantil e fundamental.

O chefe do EJA, Jessé Dantas, explica que o maior índice se concentra na zona rural, especialmente entre a população ribeirinha, e que os desafios estão em fazer com que esses jovens e adultos apliquem o aprendizado em situações do dia a dia. 

“Na EJA a gente procura colocar o que eles estão aprendendo em atividades práticas, situações rotineiras. Coisas que são necessárias para que eles compreendam o mundo em que vivem. Por exemplo, ler uma notícia e conseguir compreender qual o tema central, o que está se discutindo”, frisou. 

Jessé Dantas destaca os desafios de fazer educação para jovens e adultos no Acre. Foto: Paula Amanda

Dona Eliete Cruz é uma dessas pessoas que se superou e voltou a sonhar depois da alfabetização. Aos 74 anos ela decidiu mudar sua vida e buscar a escolarização, pois o seu grande sonho é fazer uma faculdade. 

“Tenho irmãos e sobrinhos que são professores e eles me incentivaram muito, e eu me dediquei, fiz as provas e passei. Agora estou fazendo o pré-enem e quero muito fazer o Enem e cursar artes cênicas”, contou.  

Aos 74 anos, Eliete Cruz agora sonha em fazer Artes Cênicas. Foto: arquivo pessoal

No Brasil mais da metade dos analfabetos têm mais de 60 anos

Dados levantados pelo IBGE mostram que em 2024 existiam 5,1 milhões de analfabetos com 60 anos ou mais no país. Isso corresponde à 14,9% do total dos idosos no Brasil e mais da metade da totalidade de analfabetos.

Já entre os mais jovens, os percentuais diminuem progressivamente: 9,1% entre pessoas com 40 anos ou mais, 6,3% entre aquelas com 25 anos ou mais e 5,3% na população com 15 anos ou mais.

Confira as taxas de analfabetismo por estado do Brasil:

  • Alagoas – 14,3%
  • Piauí – 13,8%
  • Paraíba – 12,8%
  • Ceará – 11,7%
  • Maranhão – 11,4%
  • Sergipe – 10,8%
  • Rio Grande do Norte – 10,4%
  • Pernambuco – 10,1%
  • Bahia – 9,7%
  •  Acre – 9,3%
  • Rondônia – 5,1%
  • Tocantins – 6,6%
  • Pará – 6,5%
  • Amapá – 5,4%
  • Amazonas – 4,9%
  • Minas Gerais – 4,4%
  • Roraima – 4%
  • Espírito Santo – 3,9%
  • Mato Grosso – 3,8% 
  • Mato Grosso do Sul – 3,7%
  • Goiás – 3,6%
  • Paraná – 3,5%
  • Rio Grande do Sul – 2,4%
  • São Paulo – 2,3%
  • Rio de Janeiro – 2%
  • Santa Catarina – 1,9%
  • Distrito Federal – 1,8%

O Acre registrou, em 2022, a maior taxa de analfabetismo da região Norte entre pessoas de 15 anos ou mais: 12,1% ou seja 73.835 pessoas que não sabem ler nem escrever.

Embora a taxa de analfabetismo funcional tenha caído no ano de 2024, registrando cerca de 64,8 mil pessoas, equivalente a 9,3% da população, o Acre ainda lidera a maior taxa de analfabetos da região Norte, o que evidencia que saber ler e escrever formalmente não é o mesmo que interpretar e aplicar no dia a dia.

Redação

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Histórias de vida

Mulheres que fazem acontecer: a força do trabalho manual no empreendedorismo acreano

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

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Por Thaynar Moura

Elas não apenas produzem: elas plantam, moldam, carregam, vendem e resistem. Em um cenário onde empreender não é só uma escolha, mas uma forma de sobrevivência, mulheres do Acre estão transformando o que têm — terra, cimento, fruta, memória — em renda, autonomia e permanência. Muitas fazem isso com as próprias mãos. Outras, com apoio da família. Mas todas compartilham algo em comum: a decisão de permanecer criando.

Da colheita ao pote: Lucilene e a trajetória de um doce feito com raízes

Foto: Thaynar Moura

Lucilene Nonata, de 58 anos, vive com o marido em um sítio no interior do Acre. Foi ali que, há cerca de duas décadas, ela decidiu começar a fazer doces com frutas do próprio quintal. “Meus filhos estavam entrando na adolescência e eu queria fazer algo meu, que também ajudasse na renda da casa”, conta.

A escolha pelo doce não foi aleatória: os pais de Lucilene já faziam compotas com frutas temporãs, e o marido, cearense, também gostava de preparar receitas simples. “Foi natural. Começamos com o que a gente tinha: cupuaçu, mamão, banana. O leite vinha do vizinho.”

Foto: Arquivo pessoal  
Foto: Arquivo pessoal

Hoje, mesmo com o pomar envelhecido e parte da matéria-prima comprada de produtores vizinhos, o processo segue artesanal. Tudo é feito por Lucilene e o esposo, desde a limpeza até o ponto do doce. A venda acontece em feiras e comércios locais, e o contato com o público é parte do valor do produto. “As pessoas perguntam se é a gente mesmo que faz. Criamos laços. Muitos viram amigos.”

A formalização veio com apoio do Sebrae, que orientou desde o registro como MEI até a criação dos rótulos e da tabela nutricional. “O Sebrae foi nosso primeiro e melhor parceiro. Nos abriu portas e deu acesso a linhas de crédito, cursos e assistência técnica”, relata.

Foto: Thaynar Moura

Apesar dos avanços, o desafio é constante: o alto custo dos insumos e a concorrência com produtos industrializados. “É difícil competir. Nosso estado não é rico. Mas a gente vai atravessar essa fase também”, afirma Lucilene. E para outras mulheres que pensam em empreender, ela é direta: “Somos guerreiras. Se cada dia traz um leão, que venham os leões.”

Concreto, família e criação: a arte que resiste com Elizabete e Maria Eliane

Elizabete Monteiro tem 25 anos e voltou ao Acre em 2025, depois de concluir a graduação em Curitiba. Junto com a mãe, Maria Eliane, de 61, criou o negócio “Arte em Concreto”, voltado à produção manual de peças decorativas feitas a partir de cimento, areia, pedrita e moldes reaproveitados.

Foto: Arquivo Pessoal

“O gosto pelo artesanal sempre veio da minha mãe. Quando ela ia passar um tempo comigo, ficava procurando o que fazer com as mãos”, lembra Elizabete. A dupla começou estudando técnicas no YouTube e fazendo testes em casa, até descobrir formas de agregar valor às peças — como a inclusão de plantas e o uso criativo do concreto na decoração.

O trabalho é familiar. Elizabete e a mãe cuidam da produção. O pai ajuda nas feiras. A irmã apoia na divulgação digital. “É algo muito em família, e cada um colabora do seu jeito”, afirma.

Entre os maiores desafios, Elizabete destaca o início do processo. “É preciso vencer o medo de começar. Mostrar o que você faz e lidar com o marketing exige constância.”Atualmente, participa da associação “Elas Fazem Acontecer”, formada por mulheres empreendedoras que organizam feiras e dão suporte às expositoras. “Faz diferença. A gente se sente parte de algo.”

Foto: Arquivo pessoal

A empresa começou a vender peças há cerca de um mês, e uma das metas de Elizabete é investir mais na divulgação pelo Instagram. “Hoje, se você quer saber de algo de uma loja, já vai direto no Instagram. Quero turbinar as postagens.”

Para ela, o mercado de decoração artesanal está crescendo. “As pessoas querem peças com identidade, que sejam únicas.” E para outras mulheres que sonham empreender: “Persistam. Se você ama o que faz, o retorno vem. Mas é preciso estar atenta às novidades e criar com propósito.”

Arte, dedicação e persistência: de uma conversa entre amigas ao ateliê em casa – o sonho de Adriana 

Adriana Balica, 32 anos, é proprietária da FazerArt Personalizados, um ateliê montado na própria casa, onde ela cuida de tudo: do atendimento à criação das artes e à embalagem personalizada. “A FazerArt nasceu numa conversa entre amigas, juntando minha paixão pelo trabalho manual. Hoje, faço tudo sozinha,” conta.

Para Adriana, empreender é uma jornada que exige atenção constante. “Empreender é uma tarefa extremamente difícil, pois temos que dominar um pouquinho de cada coisa e estar sempre atenta a todos os detalhes. Há dias e dias, há altos e baixos, assim como a nossa vida”, reflete.

Foto: Thaynar Moura

Assim como as outras mulheres desta reportagem, Balica destaca o apoio do Sebrae. “O Sebrae sempre esteve de portas abertas pra ajudar, tirar dúvidas, oferecer cursos, palestras e concursos. Sempre que posso, participo.”

E sobre tecnologia? Ela brinca: “Não uso nenhuma tecnologia avançada, eu acho, kkk.”

Para quem pensa em empreender, Adriana tem um conselho: “Lute! Lute pelos seus sonhos. Deus não coloca sonho no nosso coração que a gente não possa alcançar. É difícil, cansativo, cheio de desafios, mas vale a pena! ”

Onde termina o produto, começa a história

Fonte: DataSebrae (Relatórios trimestrais de Empreendedorismo Feminino, 2022–2024)

As histórias de Lucilene, Elizabete e Adriana, não são exceções. Elas representam milhares de mulheres no Brasil e no Acre que vivem daquilo que fazem, cultivam ou aprendem. Os dados mais recentes reforçam o que as histórias contam: empreender, para muitas mulheres, é uma decisão moldada pela necessidade, mas sustentada pela criatividade e pelo trabalho diário.  Que trabalham com o corpo, com a memória e com o tempo.

No Acre, o número de mulheres à frente de negócios oscilou nos últimos três anos. Segundo dados do DataSebrae, em 2022, eram 23.564 empreendedoras no estado. Em 2023, esse número caiu para 20.453, representando 23,7% do total de donos de negócios. No entanto, em 2024, houve uma leve recuperação: 21.350 mulheres atuavam como donas de negócio no estado no 4º trimestre, o que representa  25,1% dos empreendedores locais.

Fonte: DataSebrae – Relatórios trimestrais 2023–2024 

Esse avanço percentual, frente aos 23,7% registrados no ano anterior, revela uma retomada gradual da presença feminina no mercado.

Em números nacionais, 42% dos empregadores ou trabalhadoras por conta própria no Brasil são mulheres — um universo de 10,4 milhões de empreendedoras que movimentam a economia com pequenos negócios, muitas vezes construídos no quintal, na sala de casa ou em uma feira.

O aumento na participação percentual indica que as mulheres seguem ocupando espaço, criando soluções e sustentando seus negócios com o que têm – seja terra, concreto ou papel.

Redação

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Por meio do NAI, Ufac avança em inclusão e acessibilidade para estudantes com necessidades específicas

Estudantes com necessidades específicas enfrentam constantes desafios nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) foi criado para desempenhar um papel fundamental no processo de inclusão, garantindo que esses acadêmicos tenham acesso à educação com as adaptações necessárias para sua permanência e desenvolvimento na instituição.

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Buscando garantir um ambiente com mais acessibilidade, a universidade implementa adaptações e suporte para estudantes autistas e com outras necessidades.

Por Niélia Magalhães, Sérgio Henrique Corrêa e Gabriela Queiroz Mendonça

Estudantes com necessidades específicas enfrentam constantes desafios nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Acre (Ufac), o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) foi criado para desempenhar um papel fundamental no processo de inclusão, garantindo que esses acadêmicos tenham acesso à educação com as adaptações necessárias para sua permanência e desenvolvimento na instituição.

Criado em 2008, o NAI procura executar políticas de inclusão e acessibilidade, oferecendo suporte pedagógico e promovendo ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para estudantes com deficiência e neurodivergência. 

A Ufac conta, atualmente, com 100 estudantes cadastrados no banco de dados do NAI. O suporte oferecido inclui adaptações acadêmicas, como tempo maior para realização de avaliações, provas em locais silenciosos, enunciados mais objetivos e intervalos em avaliações longas. Alunos que necessitam de assistência extra podem contar com monitores selecionados via edital, embora muitos prefiram somente ajustes no ambiente acadêmico.

“Cada estudante neurodivergente tem suas particularidades, portanto, o que é adotado para um pode não ser necessário para outro. O importante é garantir que cada um tenha suas necessidades respeitadas”, explica Carla Simone, coordenadora do NAI.

Segundo a coordenadora, a universidade avançou na instalação de pisos táteis, rampas, elevadores e banheiros adaptados, além da implementação de intérpretes de Libras e recursos audiovisuais para alunos com deficiência auditiva ou visual.

“Apesar dos avanços, um dos principais desafios enfrentados pelos alunos com TEA na Ufac ainda é a falta de conhecimento da comunidade acadêmica sobre o transtorno. Frases como ‘mas você não tem cara de autista’ impactam diretamente a experiência dos estudantes, levando muitos a adiar a busca por suporte por medo de julgamentos e falta de empatia”, enfatiza Carla Simone.

Para estudantes autistas, um avanço importante foi a criação da Sala Aquário, um espaço no Restaurante Universitário reservado para refeições em um ambiente mais silencioso e confortável. “Essa foi uma conquista do Coletivo Autista, garantindo um espaço adequado para os alunos que sofrem com sobrecarga sensorial”, destaca a coordenadora.

No entanto, Carla Simone enfatiza que a inclusão é um processo contínuo e que ainda há muito a ser feito. “O essencial é garantir que os estudantes com deficiência que ingressam na universidade tenham condições de acessar, permanecer e concluir seus cursos com dignidade”, afirma.

Capacitação e conscientização

Um dos pontos de atenção do NAI é a formação da comunidade acadêmica. Atualmente, o núcleo já realiza capacitação para monitores que atuam diretamente no suporte aos estudantes, mas ainda não há um programa estruturado para professores e servidores.

A partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029, a Ufac pretende implementar treinamentos para docentes e técnicos, promovendo maior sensibilização sobre a inclusão e as necessidades dos estudantes neurodivergentes.

O NAI trabalha em parceria com diversos setores da universidade e instituições externas para encaminhar alunos a serviços assistenciais, previdenciários e de saúde, além de organizar palestras e eventos sobre acessibilidade e inclusão.

Arte: Agência Câmara

O futuro da inclusão na UFAC

Quando questionada sobre os próximos passos do NAI, Carla Simone aponta que as principais metas incluem:

  • Atendimento eficaz e de qualidade aos estudantes com deficiência;
  • Criação de um laboratório de tecnologia assistiva;
  • Promoção de formações continuadas para docentes, técnicos e estudantes;
  • Ampliação das ações já existentes, garantindo um impacto maior na universidade.

A coordenadora também reforça que a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo não depende apenas da gestão institucional. “Ter um olhar mais humanizado para todos, independentemente de cor, raça, religião, gênero ou deficiência, é essencial. A universidade precisa ser um espaço acolhedor para todos os diferentes”, conclui.

Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O TEA afeta o neurodesenvolvimento, impactando a comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce é essencial para estimular a independência e melhorar a qualidade de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma rede de cuidados para o atendimento integral das pessoas com TEA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno.

Redação

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