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Jornalismo da Ufac é premiado com reportagem sobre impactos da pandemia na Amazônia

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O estudante ganhador da etapa regional do Encontro Intercom segue na disputa da etapa nacional, prevista para ocorrer no mês de outubro de 2021

Por Renato Menezes

Mesmo diante da maior pandemia do século, que inviabilizou a realização das aulas presenciais, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) manteve as atividades remotas e a submissão de trabalhos acadêmicos para as premiações da área da comunicação. Dentre as duas produções realizadas no ano de 2020 e devidamente inscritas no Prêmio Expocom 2021 do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a reportagem “Os impactos da pandemia na Amazônia Extrema”, escrita pelo estudante Hudson Menezes Castelo Branco, do 8º período, conseguiu ser laureada na categoria destinada a publicações em jornal impresso, na última segunda-feira (02/08).

A produção, que estava competindo no Encontro Intercom da Região Norte, aborda os desdobramentos da pandemia de Covid-19 em regiões remotas, mais especificamente em comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Marechal Thaumaturgo, no interior do estado do Acre. O aluno Hudson é oriundo de uma comunidade ribeirinha do município e, como já estava inserido no contexto da pauta, a parte prática da reportagem foi acompanhada da responsabilidade de não mostrar as pessoas apenas como números, mas sim com histórias a serem contadas e respeitadas.

O estudante contou que a ideia era de expressar, através do material, uma realidade que nem sempre é tratada de forma humanitária ou com um olhar mais sensível nas mídias tradicionais. “Nos momentos críticos da pandemia, eu observei que o isolamento geográfico e a dificuldade de acesso a serviços básicos como saúde e informação podem intensificar muito uma crise sanitária. Desse modo, eu busquei, através de relatos, expor as adversidades enfrentadas por esses grupos no contexto pandêmico. Tanto o texto como as fotografias da reportagem foram desenvolvidas individualmente, com supervisão da professora Tatyana Lima”, complementou.

Festa de premiação Expocom Norte 2021 ocorreu de forma remota | Foto: Reprodução

ETAPA NACIONAL

Além de ter sido premiada na etapa da região Norte, a reportagem, produzida na disciplina optativa de Jornalismo Especializado, oferecida no Ensino Remoto Emergencial (ERE), também terá a oportunidade de concorrer, de forma automática, ao Prêmio Expocom Nacional. Este contará com a participação de todos os trabalhos premiados nas etapas regionais, sendo a Ufac representada em mais uma edição.

Hudson se fez presente durante a live de premiação, que ocorreu no YouTube, e ficou muito empolgado em ver um trabalho de sua autoria receber reconhecimento, principalmente no período em que a Covid-19 dificultou a experiência prática que a universidade costuma fornecer. “O sentimento foi de superação, porque eu tive muitas dificuldades durante o ERE. E ter um trabalho premiado é bastante gratificante, pois dá um impulso a mais para seguir com as disciplinas. Eu já havia concorrido outras vezes, mas nunca como aluno líder”, disse.

Sobre as expectativas, o estudante diz estar esperançoso e acredita no potencial do trabalho. “Tenho boas expectativas, mas já estou feliz em representar o curso e concorrer ao lado de trabalhos com qualidade excelente”, frisou.

Trabalho ganhou na modalidade Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso) | Foto: Reprodução

UFAC EXPERIENTE NO EXPOCOM

Já é rotineira a participação do curso de Jornalismo da Ufac na premiação anual, principalmente se observado o histórico de vitórias. Somente na edição anterior, sete das oito submissões foram premiadas na região Norte, sendo que dois desses trabalhos receberam prêmios na etapa nacional. A ideia é de, justamente, incentivar a comunidade acadêmica a produzir, expandir a visibilidade e alcance das produções, e claro, receber premiações.

A professora que orientou a reportagem, Tatyana Lima, disse que o processo de ajustes e recomendações foram feitos de maneira remota, e ressaltou que ficou muito orgulhosa em ver um trabalho que foi fruto da disciplina ser laureado no prêmio Expocom.

“É muito gratificante, como professora, ver um aluno se destacando, sendo premiado. E isso mostra que a Ufac não deixa nada a desejar em comparação com outras federais. Nosso curso está sempre muito antenado com o que está acontecendo e ganhando prêmios”, falou.

A docente salienta ainda a importância do empenho dos acadêmicos nas produções das disciplinas, para que continuem a ser inscritas nas próximas edições. “Nós temos excelentes produções sendo feitas dentro das disciplinas e que, muitas vezes, nós acabamos não fazendo a inscrição”. Para Tatyana Lima, além da experiência proporcionada somente pelo fato de concorrer, teríamos chances de ganhar muitos outros prêmios. “É importante que os novos alunos, os veteranos e professores tenham consciência de inscrever o material para que nós possamos compartilhar com o Brasil e com outras universidades o que nós estamos produzindo”, finalizou.

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O desafio de pegar ônibus à noite na UFAC

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Uma das maiores preocupações dos estudantes dos cursos noturnos é o deslocamento por transporte público. 

Por Akenes Mesquita e Felipe Nascimento

Estudantes enfrentam desafios significativos ao utilizar o transporte público para se deslocarem até suas residências durante o período noturno. A falta de infraestrutura adequada e os problemas de segurança são algumas das principais preocupações enfrentadas pelos estudantes que frequentam a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Ônibus superlotados, atrasos frequentes e rotas limitadas são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pelos universitários. Além disso, a falta de iluminação adequada nos pontos de ônibus e nas vias públicas aumenta o sentimento de insegurança durante o trajeto para casa. 

O aluno do curso de Ciências Econômicas, Abimael de Souza Melo, considera a situação inadmissível em um país onde os cidadãos pagam altos impostos e deveriam contar com este  serviço público mais eficiente e acessível para todos. Ele relata as dificuldades enfrentadas ao utilizar o transporte público:“O último ônibus passa às 21h40, enquanto minhas aulas só terminam às 22h, o que gera um conflito de horários. Além disso, há um intervalo significativo entre os ônibus, por exemplo, um passa às 20h e o próximo só às 21h40, o que torna a espera prolongada”.

Foto: Akenes Mesquita

Segurança em risco

Outra preocupação significativa  é a segurança. O aumento da criminalidade na cidade, especialmente durante a noite, torna o deslocamento dos estudantes uma experiência estressante e arriscada. Relatos de assaltos em pontos de ônibus e dentro dos próprios coletivos são frequentes, gerando um clima de insegurança na comunidade acadêmica.

Fábio Alves, estudante de Economia, já foi assaltado no trajeto e fala sobre o sentimento de insegurança ao voltar para casa após um dia cansativo de trabalho e aula.

“Moro no bairro Nova Esperança e há dois ônibus que fazem essa linha: Fundhacre e o Rodoviária. Como meu curso termina às 22h, eu tenho que optar por um dos dois. Houve vezes em que optando pelo o Fundhacre, eu perdia o Rodoviária e o Fundhacre nem aparecia no terminalzinho”, lamenta ele, que já precisou recorrer a carros de aplicativo e ouviu relatos de roubos a outros estudantes.

Impacto no desempenho acadêmico

Os desafios não se limitam apenas ao aspecto físico e emocional, mas também têm um impacto direto no desempenho acadêmico. O estresse e a ansiedade causados pelos problemas de transporte e segurança podem prejudicar a concentração em sala de aula e comprometer o rendimento escolar.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Ufac (Dce), Ingrid Maia, reconheceu que desde janeiro de 2024 estão recebendo algumas reclamações, principalmente em relação ao atraso dos ônibus, à falta de acesso dos veículos na Ufac e à qualidade dos mesmos.

“Encaminhamos denúncia à RBTRANS para que seja instaurada uma investigação e garantir que tais irregularidades não se repitam. Quanto à mudança de rotas, vamos levantar essas e outras pautas no Conselho de Transportes e Tarifas.” 

Ela também diz ter cobrado da administração uma maior efetividade nas rondas ostensivas e o retorno do diálogo com as instituições de segurança pública.”

Diante desses desafios, os estudantes clamam por soluções eficazes por parte das autoridades responsáveis. Medidas como aumento da frota, melhoria na infraestrutura dos pontos de ônibus e aumento da presença policial nas rotas de transporte público são algumas das demandas urgentes da comunidade acadêmica.

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Centro acadêmico de biologia realiza evento promovendo a biodiversidade e inovação

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Por Kenno Vinicius

O Centro Acadêmico de Ciências Biológicas realizou a I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica entre os dias 26/02 e 01/03. O evento foi organizado em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia. 

Com o tema “Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica”, a conferência foi integrada com a  XIV Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. O público teve acesso à oficinas, mesas-redondas, palestras, resumos e exposições de produtos locais. Confira o que aconteceu durante os dias de evento.

Responsabilidades governamentais com o meio ambiente 

O primeiro dia da Conferência foi marcado com a participação do Diretor de Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Acre, André Pelliciotti. Formado em engenharia florestal, André realizou uma palestra que tinha como tema “Governo e meio ambiente”, onde explicou sobre as ações e estratégias da equipe do Governo do Acre em relação à  fiscalização e controle das ações relativas à exploração e preservação ambiental do Estado. 

A estudante de biologia, Grasiele Bernardo, relata que André Pelliciotti associou a ligação entre governo e meio ambiente de maneira didática e bem reforçada. “Foi de suma importância a participação de um representante da SEMA na Semana de Biologia. André conseguiu elaborar uma palestra objetiva que despertou o interesse do público pelo tema”, comenta Grasiele.

Palestras com convidados internacionais

O sociólogo Wilber Tejerina realiza palestra na Conferência. Foto: Cedida

A I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica teve a participação de pesquisadores de outros países que atuam nas áreas de ciências biológicas, engenharia florestal, agronomia e sociologia. O Prof. Dr. Irving Foster Brown,  realizou a palestra “A Amazônia (região MAP) no contexto das mudanças climáticas” durante o segundo dia do evento. O professor Doutor falou sobre a situação climática especificamente na região de fronteira entre Bolívia, Brasil e Peru, no sudoeste da Amazônia.

A semana teve alguns nomes de outros países marcando presença. Entre eles,  a professora da Universidade Nacional Intercultural de Quillabamba (UNIQ), Maria Elena Chuspe, que falou sobre Gestão da Biodiversidade, pesquisa científica, e consequências da biopirataria.  Completando os palestrantes internacionais, o sociólogo boliviano  Wilber Tejerina, abordou sobre o tema “Conservação da natureza” no terceiro dia do evento.

Mesas Redondas

Foto: Cedida

Possibilitando um debate produtivo das temáticas propostas, um total de 8 mesas redondas fizeram parte da programação da conferência. Entre os temas discutidos estão: concessões florestais, educação ambiental, biopirataria, diversidade de gênero na pesquisa científica, restauração florestal e inovação tecnológica.

A estudante de biologia, Morgana Café, fez parte da mesa redonda com a temática “Diversidade de Gênero na Pesquisa Científica”. A discente falou sobre a importância de falar sobre assunto dentro da comunidade científica.

A discente Morgana Café discute sobre gênero na comunidade científica. Foto: Cedida

“É por meio dessa temática que sabemos os agravantes de cada vivência. Entender que uma mulher cis passa por uma sociedade patriarcal machista, mas que quando nós observamos uma mulher travesti, entendemos que há outras questões que atacam sua existência além do machismo e patriarcados”, comenta a estudante.

A temática também abre uma conversa sobre a maneira que os gêneros são ensinados nas salas de aula. “Como futura professora de biologia, é importante estudar e compreender essa temática para tornar o conteúdo que, por si só, é exclusivo e preconceituoso, em um conteúdo acessível e humano”, explica Morgana.

Importância do evento para os alunos da Ufac


A  Conferência permitiu a divulgação de suas pesquisas de estudantes de biológicas. O evento ofereceu a oportunidade a discentes da Ufac publicarem os seus trabalhos de pesquisa na revista eletrônica Scientia Naturalis.

Alunos da Ufac presentes na Conferência. Foto: Cedida

A estudante de ciências biológicas, Leticia Araujo, foi a pesquisadora de um dos trabalhos escolhidos para serem publicados em uma revista eletrônica. “Eu fiquei chocada e animada por essa oportunidade, porque é a primeira vez que tenho essa experiência na minha vida acadêmica” comenta a discente.

Ao todo, foram escolhidos 15 trabalhos para serem publicados na revista Scientia Naturalis. 

“Eu acho que é uma ótima oportunidade para os estudantes exporem seus trabalhos, e mostrar o seu desenvolvimento acadêmico além de suas aprendizagens estagiando nos laboratórios. Isso é essencial para quem pretende fazer um mestrado doutorado”, comenta Letícia.

A I Conferência Internacional de Biodiversidade, Ciência Florestal e Inovação Tecnológica forneceu um espaço para compartilhar experiências e ideias no ramo científico.  

Foto: Cedida.

O coordenador de comunicação do Centro Acadêmico de biologia, Elhaz Fernando, comenta sobre a importância desses eventos para a comunidade acadêmica.“Esses eventos são importantes para levar informação de outros profissionais experientes para o ambiente da faculdade, propondo perspectivas mais especializadas”, explica o discente.

“Fato é que integram e realçam a formação do aluno na graduação e aproximam o discente de outros campos que por algum motivo ele desconheça” , comenta Elhaz.

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Alunos da Ufac também são atingidos pela enchente do Rio Acre

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A capital acreana enfrenta uma das maiores cheias de sua história. O rio Acre atingiu, no primeiro dia de março, o nível de 17m40, segundo dados da Prefeitura de Rio Branco. Entre os mais de 4 mil moradores desabrigados estão estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) que enfrentam dificuldades para frequentar as aulas.

Um exemplo é a estudante de Jornalismo Kawane Rocha, moradora do bairro do Taquari, que teve a casa afetada pela enchente. Ela observa que a Universidade não está dando o apoio devido a quem foi afetado pela cheia. “Além do medo da água, a gente também tem preocupação com as aulas, com as atividades e as faltas. Infelizmente, as aulas estão seguindo normalmente. Poderiam passar algo para fazer em casa”, diz.

Também morador do Taquari, um dos bairros afetados pela cheia, Natan de Souza Moreira, estudante de Engenharia Elétrica, relata que no ano passado também foi atingido pela enchente mas teve o auxílio negado pela Ufac. “Cheguei a trancar o curso por causa disso, por não conseguir ir às aulas e por problemas financeiros”, afirma.

O auxílio ao qual Natan se refere é ofertado pela Ufac por meio do Programa de Auxílio Emergencial em situações de calamidade ou emergência pública. No caso das cheias, o estudante precisa, entre outros critérios, ter sido “obrigado a sair da própria residência em virtude da alagação, incêndio ou qualquer outro evento adverso”.

Na primeira chamada do Edital deste ano, no entanto, a bolsa foi negada aos 25 alunos que a solicitaram. Kawane Rocha foi uma dessas estudantes. “Eu tinha uma rotina e a enchente veio de uma vez. Na minha casa não passava mais ônibus e nem catraia [barco], então fui para casa de amigas para conseguir ir às aulas”, conta.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), os alunos poderão se reinscrever para acrescentar os documentos que faltaram e têm até 90 dias após o evento da cheia para fazer a solicitação.

Texto produzido pelos acadêmicos Guadalupe Pereira, Priscilla Pinheiro, Bruna da Silva, Yasmin Escobar, Yana Vitoria da Silva e Ana Keli sob supervisão do professor Wagner Costa. A produção faz parte da disciplina Fundamentos do Jornalismo.

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