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Projeto do Detran entrega habilitação gratuita

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A CNH social é projeto para cidadãos de baixa renda e pode isentar o pagamento de quase R$600 

Por Aline Vitória Gomes Soares e Iza Bruna Santiago

Se fosse perguntado aos jovens acreanos qual sonho eles pretendem realizar ao completar a maioridade, grande parte diria que era tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, os custos para tirar a CNH muitas vezes impedem o acesso para uma parte da população, já que os valores podem chegar aos R$3.000,00. 

Visando contemplar essa oportunidade, o Governo Federal lançou, em 2021, o projeto  CNH Social, um programa que auxilia pessoas de baixa renda a conseguir o documento.

Em 2022, o projeto piloto da CNH Social foi lançado no estado do Acre, contemplando 2 mil pessoas. As vagas foram divididas em categorias, sendo elas: estudantil, urbano e rural. 

A sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), fica localizado na Avenida Ceará, 3059 – Rio Branco. Foto: Reprodução/Internet

Letícia Evelyn, estudante de 19 anos, que foi contemplada na categoria estudantil, conta como descobriu o programa naquele ano. “Minha mãe viu um anúncio de outro estado. Depois, quando saiu falando que ia ter aqui, ela me mostrou”,  afirma a jovem.

Livia Silva também foi contemplada com o projeto CNH Social e se habilitou na categoria A. Foto: Iza Bruna

 Além do Acre, outros estados do país também aderiram ao programa, sendo eles o Amazonas; Distrito Federal (com nome Habilitação Social); Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso do Sul; Pará (com nome CNH Pai D’égua); Paraíba; Rio Grande do Norte; Sergipe; Alagoas (somente em Maceió); Pernambuco; Roraima (com nome CNH Cidadã).

Como participar 

Os critérios para se inscrever na CNH Social são: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar cadastrado/a como titular ou dependente do CadÚnico há pelo menos 4 meses, ser residente do estado do Acre e possuir CPF.

Nesse processo é comum que os candidatos fiquem apreensivos com o resultado mesmo antes de finalizar a inscrição, como Letícia Evelyn ao se inscrever.

“No site foi tranquilo, bem fácil de fazer, mas eu achava meio difícil de passar porque ia dar muita gente. Porém, como tinha a parte do desempate por nota e eu era uma boa aluna, fiquei mais tranquila”, revelou Evelyn.

Tendo iniciado efetivamente em 2023 com 5 mil vagas através do Detran/AC, a CNH Social tem como objetivo atender 20 mil cidadãos até o fim de 2026, buscando inclusão, cidadania e geração de empregos. Considerando um diferencial no currículo, a jovem pensou neste quesito no momento da inscrição, já que muitas vagas exigem carteira de motorista para se cadastrar . “Pra mim, acho que isso vai ser muito útil no meu currículo, até porque ainda não me resolvi profissionalmente”.

Livia Silva também foi contemplada com o projeto CNH Social e se habilitou na categoria A. Foto: Iza Bruna

A iniciativa também traz esperança às pessoas, como mostra a candidata Pâmela Cristina. “Sempre tive vontade de adicionar a categoria B, mas não tinha condições. Primeiro pelo valor, que está acima das minhas condições. E como eu não tenho um emprego, minha renda é apenas o Bolsa Família, que com ele consigo pagar as contas, comprar alimentos e roupas para meus filhos de 12 anos e meu mais novo de 1 ano e 3 meses. Essa oportunidade para mim e meus filhos foi muito gratificante, porque confio no Senhor que vou conquistar um transporte”, diz ela, confiante, acrescentando que recebeu o diagnóstico de autismo de seu mais velho há poucos dias.

As inscrições para o programa são feitas de forma online através do site do Detran /AC, ainda sem previsão de data de abertura para 2024. O edital abre anualmente, sendo cinco mil vagas a cada ano.  No ano passado, a seleção foi em maio, sendo a concorrência de 1 vaga para cada 5 candidatos.

A tabela a seguir mostra algumas taxas que os contemplados pelo programa não pagam, uma economia que pode chegar a quase R$ 600,00 :

Renovação de CNH com adição ou mudança de categoria com emissão de documentoR$ 210,67
Habilitação em uma categoria com emissão de CNHR$ 210,67
Exame de aptidão física e mentalR$ 130,00
Avaliação PsicológicaR$ 160,00
Tabela de taxas para dar entrada no processo de habilitação.

Há 12 auto escolas credenciadas no projeto CNH Social na capital acreana. A tabela a seguir mostra os valores cobrados por sete delas para tirar a CNH sem as isenções do projeto.

AUTOESCOLACATEGORIA ACATEGORIA B
CFC AQUIRIÀ vista: R$1.860,43
Cartão: entrada de R$ 570,43 (exames + taxas) + 10x de R$148,50
Boleto com entrada: R$ 1.045,21 (exames + taxas) + 3x de R$ 500,00
À vista: R$2.305,21
Cartão: entrada de R$ 700,21 (exames + taxas) + 10x de R$ 190,50
Boleto com entrada: R$ 1.045,21 (exames + taxas) + 3x de R$ 500,00
CFC VISÃOÀ vista: R$ 1.650,00
Cartão: em até 12x de R$ 162,50
Boleto com entrada:R$ 900,00 + 2x R$ 525,00
À vista: R$ 2.100,00 
Cartão: em até 12x de R$ 208,33
Boleto com Entrada:R$ 910,00 + 3x R$ 510,00
CFC MODELOÁ vista: R$1.700,00
Cartão com entrada: R$600,00 + 6x R$200,00
Promissória com entrada: R$900,00 + 3x R$333,33
Á vista R$2.200,00
Cartão com entrada:  R$660 + 8x R$205,00
Promissória com entrada: R$1.000,00 + 3x R$466,66
CFC ADRIANÀ vista: R$1.700,00
À vista: R$2.180,00
CFC VITÓRIAÀ vista: R$1.150,00
Cartão: em até 10x de R$138,00
Boleto com entrada: R$ 399,00 + 3x R$399,00
À vista R$1.590,00
Cartão: em até 10x de R$180,00
Boleto com entrada: R$ 475,00 + 3x R$475,00
CFC SÃO PAULOÀ vista: R$1.500,00
Cartão: em até 4x de R$ 425,00
Boleto com entrada: R$ 800,00 + 2x R$ 450,00 
À vista: R$2.100
Cartão: em até 5x de R$ 500,00
Boleto com entrada: R$ 800,00 + 3x R$ 500,00 
CFC AGUIAA vista: R$ 1.850,00
Cartão em até 6x – R$2.089,00
Boleto: R$2.166,00  
À vista: R$ 2.280,00
Cartão em até 6x – R$2.502,00:
Boleto: R$ 2.670,00
*Valores sujeitos à alteração (referentes à 06/02/2024)

Para saber mais sobre a CNH Social e os critérios para se inscrever no programa, acesse: CNH Social – Detran AC

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Aquífero do Segundo Distrito de Rio Branco: riqueza invisível sob ameaça urbana

Estudos recentes apontam que o aquífero ocupa uma área de 122,46 km². Foto: cedida

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Por Júlio Queiroz e Karina Paiva

No subsolo do Segundo Distrito de Rio Branco está uma das maiores reservas estratégicas de água da capital acreana: o Aquífero Rio Branco. Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac), como Evandro José Linhares Ferreira, Alexsande de Oliveira Franco, Frank Arcos e Jessiane Pereira, têm alertado sobre a importância desse manancial subterrâneo, e destacando que ele possui alta vulnerabilidade à contaminação em razão da ocupação urbana desordenada e da falta de saneamento básico.

Estudos recentes apontam que o aquífero ocupa uma área de 122,46 km², abrangendo os seguintes bairros: Loteamento Praia do Amapá, Taquari, Comara, 6 de Agosto, Santa Inês, Loteamento Santa Helena, Loteamento Santo Afonso, Belo Jardim 1 e 2, Cidade Nova, Santa Terezinha, Residencial Rosa Linda, Vila da Amizade, Vila Acre, Mauri Sergio, Areal, Vila do Dner e Quinze, e possui capacidade de abastecer mais de 3,2 milhões de pessoas com 200 litros de água por dia. 

Ainda assim, apenas cerca de 7% de sua descarga natural é utilizada atualmente para o consumo humano. Para os pesquisadores da Ufac, a ausência de políticas públicas efetivas coloca em risco a qualidade da água, já que análises laboratoriais têm identificado contaminação por nitratos, coliformes e metais como ferro e manganês. 

O poder público municipal, por sua vez, tem divulgado avanços em projetos de captação subterrânea, mas sem execução plena. Em 2012, a imprensa local noticiou a realização de estudos preliminares, e em 2019 a Prefeitura anunciou que avançava em planos para aproveitar o potencial hídrico do aquífero. Já em 2014, o Governo do Estado divulgou que a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) continuaria o plano de exploração, mas até hoje a utilização em larga escala não saiu do papel. 

Esse contraste entre a urgência apontada pelos pesquisadores e a morosidade administrativa revela o desafio de transformar ciência em política pública.

Potencial e desafios

 De acordo com o modelo de gestão elaborado pela CPRM em 2010, a recarga anual do Aquífero Rio Branco é de aproximadamente 587 mm/ano, com rápida recuperação dos poços (em até uma hora). Isso torna o manancial um recurso estratégico, capaz de complementar o abastecimento em períodos de estiagem do Rio Acre.

Pesquisadores x Poder Público 

Enquanto pesquisadores da Ufac defendem o monitoramento constante e o uso controlado do aquífero, a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Acre têm enfatizado a continuidade dos estudos, mas sem definir prazos concretos para exploração sustentável. 

Essa divergência evidencia a necessidade de integração entre ciência e gestão pública, de forma a garantir segurança hídrica para as futuras gerações.

Foto: cedida

A CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável por produzir e divulgar informações geológicas, hidrológicas e ambientais do território brasileiro.

No caso do Aquífero Rio Branco, a CPRM foi a instituição que realizou estudos técnicos de mapeamento, testes de bombeamento e modelagem hidrogeológica, servindo de base para o Plano de Manejo do Aquífero citado.

Em resumo: a CPRM é quem faz a “radiografia do subsolo” e fornece dados científicos para que estados e municípios consigam planejar a exploração sustentável da água subterrânea.

Outro entendimento

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira de Lima, explicou que não há comprovação da existência de um aquífero em Rio Branco, mas sim um lençol freático raso capaz de atender demandas residenciais e comerciais em pequena escala. 

Segundo ele, estudos realizados até 400 metros de profundidade não identificaram aquífero, apenas pontos de água confinada de difícil recarga, com capacidade de renovação anual de cerca de 20%. Para verificar a viabilidade, o Saerb pretende perfurar três poços profundos — dois no Segundo Distrito e um no Panorama — avaliando volume, qualidade da água e resistência do solo, podendo expandir as perfurações caso os resultados sejam positivos.

Sobre o abastecimento, Enoque destacou que a cidade depende integralmente do Rio Acre, cuja turbidez e sazonalidade dificultam o tratamento, sobrecarregando o sistema no período seco. 

A produção atual das duas ETAs é de até 1.600 litros por segundo, mas falhas em bombas, motores e adutoras causam intermitência em determinados bairros, especialmente no Segundo Distrito, totalmente dependente da ETA 2. 

O dirigente ressaltou ainda o alto desperdício doméstico e a falta de conscientização dos moradores como fatores que agravam a escassez, reforçando que, em situações críticas, a prioridade é garantir água para hospitais e unidades de saúde.

Invisível aos olhos dos moradores, o Aquífero Rio Branco pode ser a chave para garantir segurança hídrica à capital acreana. Mas, se por um lado representa abundância, por outro traz o alerta: sem gestão integrada e responsável, esse tesouro subterrâneo pode se transformar em mais uma vítima da urbanização desordenada.

Redação

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Curativo 100% biodegradável leva estudantes do Ifac à COP30

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Por Fernanda Maia, Gabriel Vitorino e Jhenyfer Souza

No Instituto Federal do Acre (Ifac) em Sena Madureira, estudantes desenvolveram um curativo biodegradável feito a partir da taboca, espécie de bambu abundante na região amazônica. 

O projeto será apresentado na prévia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece este ano em Belém (PA), em novembro, e pretende mostrar ao mundo uma alternativa sustentável para a proteção das feridas. 

A ideia surgiu a partir de estudos feitos durante o doutorado do professor Marcelo Ramon, graduado em Química pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia com ênfase em Nanobiotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Ele percebeu que a substância extraída da taboca, carboximetilcelulose (CMC), podia formar uma película semelhante ao plástico. O material, que parecia inviável por ser solúvel em água, se tornou a chave para um curativo capaz de se dissolver em contato com sangue ou secreções.

Além disso, apesar de ser considerada uma praga por produtores rurais devido aos espinhos, a taboca foi escolhida por apresentar vantagens ecológicas. O professor destaca que o Acre detém a maior concentração ‘tabocal’.

‘’A taboca cresce muito rápido, até 20 centímetros por dia. Em cinco anos, você já tem uma floresta recomposta. Tem taboca na África e Ásia, mas nada se compara ao que temos na Amazônia. E dentro da Amazônia, o Acre é o estado que mais concentra essa espécie”, explicou.

Curativo

O curativo foi reforçado com nanogotículas extraídas de óleos de copaíba e andiroba, que são conhecidos por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. 

Segundo Ramon, essa combinação ajuda na cicatrização e cria um produto sustentável, diferente dos curativos tradicionais, feitos à base de petróleo e nocivos ao meio ambiente. “Enquanto o band-aid serve apenas como barreira, o nosso curativo atua diretamente na regeneração do tecido exposto”, explica.

Veja abaixo o passo a passo de produção do curativo:

  1. Coleta da taboca na floresta amazônica;
  2. Transformação da fibra vegetal em carboximetilcelulose (CMC), um pó fino que forma um gel em contato com a água;
  3. Adição de nanopartículas de prata (com ação bactericida) e nanoemulsões de óleos essenciais de copaíba e andiroba, que têm propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes;
  4. Desidratação do gel em estufas, que forma uma película sólida e transparente;
  5. Aplicação na pele, e nesta etapa o curativo se transforma novamente em gel e é absorvido pela ferida.

Expectativas

A criação do produto também contou com a ajuda de estudantes do Ifac de Sena Madureira e, para eles, o projeto vai além da pesquisa em laboratório.

João Augusto Nascimento, que entrou no IfacC ainda no ensino médio, afirma que a experiência mudou sua forma de ver a ciência. “Mostra que a pesquisa pode nascer dentro da escola pública e gerar soluções reais a partir da Amazônia”, afirma. 

Já a aluna Jordana Batista, outra integrante do grupo de pesquisa, destaca o orgulho em representar o projeto na conferência. “Ver nosso trabalho chegar à COP30 mostra que a região tem potencial para inspirar outros estudantes que se interessam por ciência’’. 

Apesar do avanço, a produção em larga escala ainda depende de investimentos e de equipamentos industriais. Hoje, o grupo trabalha em nível laboratorial, mas vê na COP30 a chance de atrair investidores e parcerias. 

A expectativa é de que o curativo ganhe visibilidade internacional e mostre que ciência, sustentabilidade e saúde podem caminhar juntas a partir do Acre.

Redação

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Mulheres tatuadoras no Acre e as histórias eternizadas na pele

Em Rio Branco, no Acre, esse processo já marca a cena local, com cada vez mais mulheres assumindo as máquinas, os estúdios e o protagonismo.

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Por Luanna Lins e Inayme Lobo

Desde muito antes de se tornar moda, a tatuagem já carregava significado em diferentes culturas. Entre povos indígenas, marcar a pele é rito de passagem, pertencimento. Em alguns países da Ásia, até hoje, ela ainda é envolta em restrições. E, quando a tatuagem moderna se espalhou, foi quase sempre dominada por homens.

Esse cenário começou a mudar quando algumas mulheres decidiram romper essa barreira. Entre as maiores inspirações estão Maud Wagner, artista circense considerada a primeira tatuadora dos Estados Unidos, no início do século XX, e Jessie Knight, que se destacou na Inglaterra a partir de 1921.

No Brasil, o mercado da tatuagem veio ganhar visibilidade a partir da segunda metade do século XX, também marcado pela predominância masculina. Nomes como Re Martelli – reconhecida como uma das primeiras tatuadoras do país – abriram caminho, tornando-se referência para outras que vieram a conquistar esse espaço.

Em Rio Branco, no Acre, esse processo já marca a cena local, com cada vez mais mulheres assumindo as máquinas, os estúdios e o protagonismo. Três delas, em especial, fazem parte dessa nova geração de tatuadoras: Ana Beatriz Tavares (20 anos), Gabriella Leão (21 anos), e Thayla Isla (26 anos). Cada uma com sua trajetória, mas unidas pela certeza de que a tatuagem é mais do que um desenho na pele, é identidade.

Experimentar, arriscar, confiar

Ana Tavares ainda era adolescente quando decidiu que a tatuagem seria sua profissão. No terceiro ano do ensino médio, ganhou um kit de tatuagem do pai e começou a improvisar peles artificiais para treinar em casa. “Eu chamei alguns colegas da minha turma pra poder fazer os primeiros treinos. Aí teve uma pessoa que aceitou e a partir disso eu comecei a tatuar”, lembra.

Aos 20 anos, Ana já possui um extenso portfólio e vem conquistando cada vez mais clientes. Foto: Inayme Lobo/A Catraia

NoO começo foi autodidata. Sem cursos presenciais disponíveis em Rio Branco, recorreu à internet. “Pesquisei cursos na internet, comecei a fazer, estudava por lá. Até o ano passado, quando participei de um workshop aqui na cidade, com um profissional da área. Então, a maior parte eu aprendi sozinha”.

Hoje, ela trabalha principalmente com o fine line e o blackwork, mas também defende as tatuagens coloridas, mesmo com pouca procura. “Muitas pessoas pensam que a cor não vai ficar tão legal depois que cicatrizar, talvez por conta do tom da pele. Mas isso é mito. As tatuagens coloridas têm contraste diferente, mas não deixam de ter a mesma qualidade”.

O que diferencia seu trabalho, segundo ela, é o incentivo ao autoral. “Normalmente, quem vem comigo, traz tatuagens já prontas, com referências da internet. Mas eu sempre indico fazer uma coisa diferente, que vai ser só pra pessoa, que ninguém vai poder copiar”.

Tavares trabalha principalmente com os estilos fine line e o blackwork. Foto: cedida

Ainda este ano, Ana abriu seu primeiro estúdio próprio, após um período tatuando em casa e em um estúdio colaborativo. Para ela, o maior desafio não vem necessariamente do fato de ser mulher, mas da competitividade no meio. “Acredito que haja ainda uma rivalidade entre os tatuadores daqui. A ideia é que é um lugar pequeno, então o público é pouco e se divide.” Ao mesmo tempo, ela reconhece que ser mulher influencia nas clientes que conquistou. “Eu confio muito no meu trabalho. Sei que dá certo porque também recebo muitas outras mulheres que querem tatuar comigo”.

No coletivo, ninguém tatua sozinha

A trajetória de Gabriella Leão (Gab Tattoo) tem um tom quase profético. “Na escola, eu falava, de forma muito despretensiosa: “ah, eu vou virar tatuadora mesmo”. Eu não sabia de nada, não tinha ido atrás de nada. E eu sempre falava isso, sabe? De uma forma espontânea. Manifestei literalmente tudo”, conta, rindo.

Gabriella encontrou na coletividade dos estúdios um espaço para crescer. Foto: cedida

Foram os amigos que abriram a porta definitiva. Ela já desenhava desde criança, influenciada pela irmã mais velha, mas foi ao conhecer Gabriel (Amaterasu), hoje colega de estúdio, que ganhou o empurrão inicial. “Ele me deu dicas de máquina, de material, de onde comprar tudo isso. Foi o pontapé que eu tava precisando”.

Depois de um mês treinando sozinha em peles artificiais, Gabriella conseguiu uma vaga de aprendiz. E ali entendeu que a vivência valia mais do que qualquer curso. “Apesar de eu estar consumindo muito conteúdo, vendo cursos gratuitos na internet, o que de fato me fez aprender foi estar ali cercada de profissionais, sempre ter o tatuador ao lado para auxiliar. Isso realmente me ajudou”.

Hoje, com um ano e sete meses de carreira, já passou por três estúdios, todos colaborativos. “Eu sempre gostei muito, porque dá pra ter uma troca de conhecimento e experiência constante. A gente tá sempre aprendendo e, consequentemente, evoluindo juntos. Eu gosto muito dessa ideia de trabalhar em equipe”.

Conhecida por Gab Tattoo, a tatuadora se destaca pelo estilo irreverente. Foto: cedida

Em relação a estilos, Gabriella não se limita, mas tem dois favoritos: o old school e o black work. “Pra mim são tatuagens que não têm erro. Tanto no quesito resultado quanto na aplicação, é muito satisfatório fazer”.

Ser mulher, para ela, também faz diferença na clientela. “Recebo muita tatuagem mais delicada, mesmo meu nicho não sendo focado nisso. Principalmente vindo de outras mulheres, em regiões mais íntimas. Acredito que, por eu ser mulher, elas se sentem mais confortáveis”.

Nesse meio, Gabriella conta que já passou por situações em que sua capacidade foi colocada em dúvida apenas por ser mulher. “Eu já passei por situações desagradáveis, como não ter voz dentro de um estúdio, duvidarem da minha capacidade sem conhecerem meu trabalho… Mas nunca deixei isso me abalar. Felizmente, o cenário da tatuagem tá mudando. Cada dia que passa vãoai surgindo mais mulheres tatuando por aqui. Eu fico feliz demais!”, resume a tatuadora.

Entre a tradição e a reinvenção

Thayla Isla (La Isla Tattoo) tinha 22 anos quando tatuou a própria pele pela primeira vez. Foi em 2021, experiência que abriu um caminho inesperado. “Desde sempre eu tive gosto por desenhar e pintar. Era um momento pessoal, no qual eu me ocupava e me encontrava. Em 2021, fiz minha primeira tatuagem e, a partir dali, passei a conhecer mais profundamente essa arte e a desenvolver uma paixão por esse universo”.

Isla atua em estúdio próprio, com clientela diversificada. Foto: cedida

O empurrão veio do colega Lean Costa, artista plástico e tatuador, que se tornou também mentor. “Ele me inspirou, me orientou e me deu todo o suporte necessário para seguir nessa caminhada que hoje é a minha vida”.

Autodidata, Isla se consolidou no old school e no tradicional americano, além de se destacar com flash tattoos em eventos. “Meu público hoje é bastante variado: atendo desde jovens até pessoas mais velhas, tanto homens quanto mulheres. Muitos clientes já chegam com o desenho pronto, mas sempre ofereço minha opinião profissional para sugerir ajustes ou melhorias desde que o cliente esteja de acordo”.

A tatuadora é especialista em old school e tradicional americano. Foto: cedida

Assim como Ana e Gabriella, também começou de forma improvisada. “As primeiras tatuagens foram feitas na casa de amigos, onde eu adaptava o espaço para trabalhar. Aos poucos, fui reunindo recursos para comprar os móveis e montar meu próprio estúdio”.

No mercado local, Isla afirma ter encontrado acolhimento. “No ramo da tatuagem no Acre, acredito que o espaço é aberto para todos. Eu, particularmente, nunca enfrentei rejeição ou cancelamento por ser mulher, pelo contrário, sempre recebi incentivo dos colegas e também muita procura de outras mulheres”, explica.

Um espaço que não para de crescer

Apesar das diferenças de trajetórias, as três tatuadoras compartilham pontos em comum. Todas vieram do desenho, todas aprenderam de forma autodidata e todas enfrentaram o desafio de conquistar credibilidade em um mercado majoritariamente masculino. Entre elas, há uma certeza: o número de mulheres tatuando está crescendo. No Acre, os estúdios de tatuagem não são mais apenas território masculino. 

Na experiência delas, muitas clientes relatam que se sentem mais à vontade ao tatuar com mulheres, sobretudo em sessões que exigem expor partes do corpo. Mas o crescimento dessa procura não se explica apenas pelo conforto e acolhimento: ele também reflete a qualidade do trabalho de Ana, Gabriella, Isla, e tantas outras tatuadoras que consolidaram estilos próprios e conquistaram reconhecimento por meio de técnica e experiência.

No fim, quem procura uma tatuagem possui diferentes motivações. Há quem busque a estética, um desenho que harmonize com o corpo. Outros enxergam mais significado: homenagens, lembranças, momentos especiais. E há também quem veja na tatuagem uma forma de expressão, identidade ou simplesmente de eternizar na pele aquilo que lhe representa. Seja qual for a razão, cada tatuagem é única – assim como as histórias de quem as faz e de quem as recebe.

Redação

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