Cotidiano

Mês do Meio Ambiente começa com aprendizado

Publicado há

em

O Programa de Iniciativas de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal do Governo realiza programação em parceria com Ufac

Por Aldeir Oliveira e Miguel França

Estão abertas as inscrições para diversas palestras que fazem parte da programação do Mês do Meio Ambiente, todas online e com certificação. Esta é uma iniciativa do Programa REM, do Governo do Estado do Acre, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 05 de junho.

Imagem: Divulgação/Decom Seplag

Estão programadas quatro palestras para os dias 08 e 09, que acontecem em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac). Os links de acesso às palestras serão disponibilizados pela instituição para os participantes por e-mail após a realização das inscrições. A programação completa do Mês do Meio Ambiente pode ser visualizada por meio do link no site da Seplag:

 http://seplag.ac.gov.br/programacao-do-mes-do-meio-ambiente-2022/

“Inscrevam-se nas palestras, nós teremos aí palestrantes de primeira linha, pessoas que realmente podem fazer com que esses temas cheguem de uma forma mais simples e numa linguagem que seja acessível e reconhecida por todos. Será um momento de grandes aprendizados e de muitas surpresas”, convida a coordenadora-geral do Programa REM, Roseneide Sena.

De acordo com a diretoria do Programa REM, que atua dentro da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), as programações do Mês do Meio Ambiente fazem parte do acordo firmado entre o programa e o KfW. O acordo visa disseminar conhecimentos sobre o meio ambiente e sua preservação, bem como medidas públicas e empresariais para a redução de emissão de gases de efeito estufa, bem como a preservação ambiental em geral. Desta forma, com esta programação o programa pretende não só dar transparência a suas ações, como também educar os cidadãos sobre ações de preservação florestal.

Programação e palestras

Na quarta-feira, 08, a primeira palestra Pioneirismo do Acre em iniciativas de Serviços Ambientais e Mercado de Carbono: Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) e Iniciativas em Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), será ministrada pela mestre em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Mônica Julissa de Los Rios de Leal. Mônica Leal atua como coordenadora do Earth Innovation Institute, no Brasil.

Os interessados em participar desta palestra devem efetuar suas inscrições por meio do link https://forms.gle/Fdcn41MenMgHiHYA6, até o dia 07.

A segunda palestra do dia 08 será sobre Produtos e Serviços do Acre que promovem a Sustentabilidade Econômica e a Conservação da Biodiversidade. Será ministrada pela Economista formada pela Ufac, Tatiana Balzon, Diretora de Bioeconomia e Cadeias de Valor da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Os interessados em participar desta palestra devem efetuar suas inscrições por meio do link https://forms.gle/ZpN5e59vjqBbxHYu8, até o dia 07.

No segundo dia de palestras, o tema é Mercado de Crédito de Carbono e a Legislação de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Será ministrada pelo advogado José Luiz Gondim dos Santos. Ele é presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Estado do Acre (CDSA) e é Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e também possui especialização em Modelos de Gestão; em Ciência de Dados e Big Data Analytics; e em Economia Brasileira Contemporânea.

Os interessados em participar desta palestra devem efetuar suas inscrições por meio do link https://forms.gle/9GVMvjz8fcBc2U7a6, até o dia 08.

Por fim, teremos a palestra sobre o Pioneirismo no Acre em Agentes Agroflorestais Indígenas (AFFIS), Povos Indígenas no Programa REM no Acre. A palestra será ministrada pela Professora Francisca Arara. Francisca é do Povo Arara (Shawadawã) do Acre. Graduada em Licenciatura Indígena pela Ufac, atualmente é chefe de Departamento de Regulação no Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC) e presidente do Comitê Global e Regional para Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Força Tarefa dos Governadores.

Os interessados em participar desta palestra devem efetuar suas inscrições por meio do link https://forms.gle/W7BBjtGYQdZgwf3M9, até o dia 08.

“A sociedade, nossos servidores públicos, nossos agentes responsáveis pelas políticas de gestão climática do Estado, participem dessa atividade. Conheçam, sejam sabedores do que o Estado vem fazendo, porque é um trabalho de formiguinha, é um trabalho de bastidor, mas é um trabalho que ele vai refletir bastante nesta e nas próximas gerações”, afirma a coordenadora-geral da Unidade de Coordenação do Programa REM , Roseneide Sena.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência que tinha como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Em 2022, a Suécia foi palco da Conferência que aconteceu no domingo, 05. Na oportunidade foi celebrado o aniversário de 50 anos da primeira Conferência e também da criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Com o tema “Uma Só Terra”, o evento foi transmitido online e pode ser assistido no site oficial do evento, por meio do link: https://www.worldenvironmentday.global/latest/watch-live.

Quer saber mais sobre as iniciativas do Programa REM na preservação ambiental do Estado? Você pode ler o artigo da Diretora-Geral do Programa, Roseneide Sena, disponível na Agência de Noticias do Acre e acessível pelo link: https://agencia.ac.gov.br/o-acre-existe-mas-o-que-existe-no-acre-voce-tem-certeza-que-sabe/

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile