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Um dia você é jovem, no outro cringe

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Por João Paulo Castro, Laryssa Evangelista e Michelle Paiva

O termo “cringe” repercutiu na rede social twitter nos últimos dias em forma de meme[1]. A expressão é utilizada por adolescentes nascidos a partir do ano 2000 para se referir a comportamentos de pessoas nascidas entre os anos 1980 a 1995.

A gíria, em sua tradução livre, se refere a um gênero específico de comédia derivado de uma estranheza social. Essas expressões são a forma que os jovens encontraram de identificar o ambiente social em que vivem e levantar discussões sobre ele. De acordo com os relatos na internet, muitos acreditam que os jovens da geração “Millennials” possuem comportamentos e estímulos sociais semelhantes que soam engraçados para eles.


[1] Meme: Forma de descrever um conceito ou imagem relacionados ao humor espalhados na internet.

Entre os comportamentos considerados cringe estão:

  1. Ser fã de Harry Potter e da série Friends.
  2. Culinária: viciados em tomar café
  3. Vestimentas: uso de calça skinny, sapatilhas e cabelo dividido de lado;
  4. Diálogos: Falar sobre boletos e contas a pagar.
  5. Digitação: A abreviação “FDS” antes usada para falar no final de semana, hoje é usada em outro sentido. Além disso, digitam mensagens com muitos emojis.

Guilherme Araújo, que faz parte da geração Z, nascido em 1998, ao ser questionado sobre o que considerava ser “cringe” destacou o significado da palavra. “Para ser bem sincero é um termo que eu só fui descobrir o que significava há poucos dias pesquisando. Na verdade já havia me esbarrado com o termo na faculdade. Hoje eu entendo que são atitudes cafonas ou ‘fora de moda’”, disse.

Os termos e expressões ainda são um pouco desencontrados entre os jovens. Guilherme completa: “acredito que a geração Z seja o grupo de pessoas com menos de 25 anos, que nasceram de 1995 pra cá, e que consequentemente adotaram uma cultura, linguagem mais virtual. E, sim, acredito que faço parte dessa geração, mesmo não fazendo a mínima ideia de alguns termos como esse”.

Já para o estudante Anderson Araújo, nascido em 1999, a expressão é no sentido de descrever hábitos ou algo como “vergonha alheia”. “Acredito que é apenas uma forma de tirar sarro on-line. Zoar alguns costumes, gírias e mesmo a moda mais comum entre pessoas da geração passada”, frisou.

Geração Z

Para entendermos essa disputa pacífica entre as gerações, precisamos começar a entender o conceito delas. A geração X se refere às pessoas nascidas nos anos 1960 a 1980. Já a geração Y ou Millennials são os jovens entre 25 e 30 anos e, a geração Z, são os jovens nascidos a partir de 2000.

Os debates sobre gerações não começaram agora, eles vêm sendo discutidos ao longo dos anos e em 1985 chegou servir de inspiração na música Geração Coca-Cola, do Legião Urbana, onde Renato Russo relata em forma de música a visão de jovens urbanos vivendo nos anos 80. “Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião. Somos o futuro da nação, geração Coca-Cola”, dizia a letra da canção.

Iuri Alessandro, nascido em 1995, entende que a geração Z são as pessoas que nasceram depois de 1990. “Acredito que a nossa geração Z está muito ligada às questões de tecnologia, principalmente no que concerne ao trabalho, pois é perceptível notar tal expressão quando nos deparamos com matérias falando sobre empresas de tecnologia tanto no Brasil, nos Estados Unidos e em todo mundo”, explicou.

Iuri considera que a geração Z está ligada a tolerância e o progressismo para a inserção de pautas consideradas “polêmicas” por outras gerações, e cita exemplos como legalização do aborto, uso da canabis, casamento entre pessoas do mesmo sexo e igualdade de gênero.

Meme de referência sobre atitudes que remetem a geração Millennials.
Foto: Internet via @quescoisatiti

Memes sobre Cringe

Playlist Gerações

Geração Coca-Cola – Legião Urbana

Lagum – Coisa da Geração

Gerações –  Luiz Melodia

Esporte

Fisiculturismo no Acre: atletas ganham competições e espaço mundial em apresentações

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Conterrâneos de Ramon Dino ganham destaque no fisiculturismo

Por Luiz Eduardo e Elis Caetano

O atleta acreano Everson Costta conquistou, em outubro de 2023, o título de Mr. Olympia Brasil, a principal competição nacional de fisiculturismo. Ele é o segundo competidor do estado a conquistar o título e irá representar o país no Mr. Olympia 2024, que acontecerá na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Natural de Sena Madureira,  Everson é educador físico e começou sua jornada no esporte em 2018, competindo em competições amadoras. Ele destaca a emoção que sentiu ao conquistar sua primeira vitória em uma competição profissional e afirma que está determinado a se preparar para o Mr. Olympia 2024.

Everson Costta, atleta da Competição Nacional de Fisiculturismo. Foto: Reprodução/Internet

“Ser campeão do Mr. Olympia Brasil significa muito para mim. Sou o segundo acreano a realizar esse feito, o primeiro foi o Ramon, que é o segundo colocado na categoria (mundial), e estaremos juntos competindo no ano que vem. Isso é muito gratificante e a realização de um sonho em representar o Acre e o Brasil” – destaca.

Não é de hoje que o Acre tem conquistado um reconhecimento no fisiculturismo. A cena dos atletas têm sido bastante comentada mundo afora e vem crescendo não só na capital, mas em todo o estado.

Nos últimos cinco anos muitos destaques acreanos avançaram e se profissionalizaram, ganhando concursos, patrocínios e eventos importantes. Os Acreanos que representam este grupo de competidores profissionais no Acre, além de Everson Costta são, Ramon Dino, Andréa Gadelha e Herlayne Braga.

Andreia Gadelha é natural de Epitaciolândia, cidade do interior do Estado. Foto: Reprodução/Internet

Ramon Dino tem 29 anos, nasceu em Rio Branco e começou a musculação através da  calistenia na adolescência e logo se destacou por seu desenvolvimento muscular. Competiu pela primeira vez em 2017 aos 22 anos e já participou de três Mr. Olympia. Na sua estreia em 2021 ficou em quinto lugar, e no seguinte alcançou o segundo lugar.

Em outubro de 2021, Ramon venceu e conquistou o Overall (disputa entre os campeões de todas as divisões da categoria) da Classic Physique, colocando seu nome oficialmente no circuito profissional do fisiculturismo brasileiro.

Conhecido apenas como “Dino”, Ramon atualmente detém o título de vice-campeão do Mr. Olympia e campeão do Arnold Sports na categoria Classic Physique. 

Ramon Dino venceu e conquistou o Overall em outubro de 2021. Foto: Reprodução/Internet

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Esporte

Torneio de vôlei abre calendário da Federação de Desporto Universitário

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Quinari no feminino e Alkaida no masculino foram os campeões do torneio Robélia Fernandes.

Por Luiz Eduardo

O torneio de vôlei Robélia Fernandes foi realizado entre os dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Rio Branco, capital do Acre. 

A competição teve a participação de seis equipes no masculino e no feminino. Na final do feminino, a equipe Quinari venceu as Lendárias por 2 sets a 0, com as parciais de 18×10 e 18×14. No masculino, o time da Alkaida bateu a Seleção Acreana por 18×16 e 20×18. 

O torneio foi a competição que abriu as atividades programadas do calendário da Federação de Desporto Universitário (FDUA), que conta com mais 11 eventos.

Jogos Universitários

As seletivas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de e-Sports, lutas, vôlei de quadra e de praia, futsal, basquete, handebol e beach tênis serão realizadas entre os meses de março e junho. 

Segundo o presidente da FDUA, Renner Carvalho, o JUBs deve ocorrer no mês de outubro, mas segue sem local definido. “Estamos fazendo todas as competições no primeiro semestre para dar tempo das universidades, faculdades e equipes se organizarem na compra de passagens e logística”. Como os jogos nacionais serão no segundo semestre, as equipes locais terão alguns meses para se organizarem “para viajar tranquilamente e representar bem o nosso estado”, disse o dirigente. 

A FDUA segue em busca de firmar parcerias para divulgar as datas e os locais das próximas competições.

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Cultura

Cinema educativo: promovendo a cultura para a população

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As produções audiovisuais podem ser utilizadas como ferramenta para impulsionar a educação e transformar a realidade da população.

Por Letícia Vale e Arinelson Morais

A educação e a cultura desempenham um papel vital na promoção da diversidade e da inclusão ao divulgar conhecimento sobre as tradições de diferentes grupos, pois os cidadãos desenvolvem uma compreensão mais profunda e respeitosa das diferenças. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais harmoniosa, onde cada indivíduo ou grupo deve ser respeitado, independentemente de sua origem, crença, cor, condição física, psíquica ou social.

Segundo Teddy Falcão, profissional do audiovisual e estudante de cinema acreano, “o cinema pode ser uma ferramenta versátil e eficaz de educação no estado do Acre”. Ele acredita que a exibição de filmes com debates públicos pode contribuir para a conscientização ambiental, preservação cultural, acesso à informação e desenvolvimento do turismo sustentável na região, tanto no aprendizado formal como na capacitação audiovisual, que pode incentivar a profissionalização nessa indústria criativa.

O Acre possui forte influência da cultura dos povos originários, dos povos afro-brasileiros e de pessoas de diferentes regiões do país. A educação por meio de filmes busca fortalecer, preservar e promover a inclusão social e identificação com a história local. No entanto, para Falcão, “é importante que haja esforços para tornar o cinema acessível às comunidades locais e incorporá-lo de maneira significativa à educação e ao desenvolvimento da região.”

A educação cultural em Rio Branco contribui para o fortalecimento da identidade local ao ensinar sobre a história, tradições, mitos e costumes das diferentes comunidades que compõem a cidade, a população se torna mais consciente de sua própria herança cultural, promovendo o respeito e a valorização das raízes locais, ao mesmo tempo em que fortalece o sentimento de pertencimento.

Espaços  da cultura audiovisual

  • Filmoteca acreana

Dos poucos locais que transmitem filmes com o objetivo de educar e promover cultura para a população na capital, a Filmoteca está localizada dentro da Biblioteca Pública do Estado, em frente à Praça da Revolução, em Rio Branco. Exibe diariamente filmes das mais diferentes categorias na busca de incentivar a cultura para a população. 

Os filmes são exibidos no período da tarde, e em alguns períodos do ano, eles seguem temáticas específicas, como a exibição de filmes infantis na Semana da Criança, quando é comemorado o dia 12 de outubro.

A Biblioteca Pública exibe filmes como forma de entreternimento e educação para a população. Foto: Acervo do Governo do Acre
  • Cineclube Opiniões

O Cineclube Opiniões foi fundado há 13 anos e busca, por meio da exibição de filmes e rodas de conversa, promover ações de formação audiovisual, tendo a comunidade como principal parceira dessas realizações. O Cineclube, apesar de não ter nenhuma ligação governamental, utiliza a Filmoteca como casa para fazer debates sobre os mais diversos assuntos, por meio de filmes que auxiliam na conscientização e comunicação de temas importantes para a sociedade. 

As sessões ocorrem no 1º e 3º sábado de cada mês e são divulgadas por meio do Instagram da organização, porém as sessões estão paralisadas e sem previsão de retorno. 

O Cine Clube Opinião divulga por meio do instagram o filme, horário e local. Foto: Reprodução/Instagram
  • Cine Teatro Recreio

O Cine Teatro Recreio é um dos mais tradicionais espaços que promovem cultura na capital acreana, localizado em um dos pontos turísticos da capital, o Calçadão da Gameleira, exibe periodicamente filmes do circuito alternativo, premiados em festivais de variados países ou produções independentes.

O Cine Recreio é coordenado pela Fundação Elias Mansour, órgão da Secretaria de Estado de Administração. Com pouca divulgação e baixa bilheteria nas exibições, o local passa por instabilidades no funcionamento, tendo em vista o fraco apoio governamental.

Foto: Acervo do Governo do Acre

Dificuldades

Um dos principais desafios enfrentados é a falta de investimento em estratégias de divulgação eficazes de espaços e grupos que promovem a cultura no estado do Acre, o que muitas vezes leva à pouca visibilidade desses locais que já utilizam o cinema para criar um ambiente de debate e socialização. Sem uma divulgação adequada, muitas sessões passam despercebidas pelo público, limitando o impacto cultural que poderiam ter.

Para superar esse desafio, é fundamental que haja um esforço conjunto entre o governo, instituições culturais e a sensibilização da população sobre a importância da participação ativa nesses locais que incentivam e apoiam o cinema no estado.

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