Siga a Catraia

Cultura

MPB – a brasilidade em forma de música

Publicado há

em

VITOR PAIVA 

A Música Popular Brasileira (MPB), gênero musical que surgiu por volta dos anos 60 em meio a um momento político conturbado na história do país, e foi se tornando, para além da música, um movimento de protesto contra a ditadura militar. 

Dentre as suas principais características estão o combate à censura instaurada pelos militares e o resgate a diversos aspectos da cultura nacional. Apesar da postura subversiva dos músicos, alguns consideravam o movimento um tanto elitista, já que, boa parte das pessoas que faziam parte da MPB, eram ligados às universidades ou intelectuais. 

(Nando Reis e Jão, em foto promocional da música Sim)

Para aqueles que não conhecem muito bem essa criação nacional, grandes artistas brasileiros fizeram parte desse movimento, como Chico Buarque e Caetano Veloso, como dois grandes expoentes desse gênero, que conta com muitos outros artistas de peso. 

Entretanto, a realidade do país, assim como seus costumes, produções culturais e formas de se consumir arte, se modificaram, e, consequentemente, a MPB também sofreu alterações, o que resultou no movimento conhecido como a Nova MPB.

Hoje, o gênero se expande de maneira muito mais horizontal, abrangendo diversos estilos e gêneros diferentes, possuindo várias facetas dentro das diversas áreas, através dos seus inúmeros artistas, indo do brega nordestino até ao rap, indo de Duda Beat a Emicida (para quem duvida, basta conferir o álbum Amarelo do cantor e procurar todas as referências). 

Os mais puristas dizem que o gênero foi desvirtuado, que perdeu suas raízes,; e sim, isso é verdade, o que vemos hoje é muito menos referente à a antiga bossa nova, e muito mais próximo a gêneros populares da atualidade, como o pop, o sertanejo, o rap e muitos outros, e, mesmo assim, não deixa de ser MPB, pois em essência, o movimento é uma grande batida de brasilidades em um grande liquidificador de criatividade. 

Outra grande mudança dentro do gênero foram as temáticas abordadas em suas letras, o que é completamente natural, já que elas refletem sentimentos intrínsecos ao seu tempo. 

Imagine você, em meio a uma ditadura, e discordando de tudo o que está acontecendo em seu país, o sentimento de revolta e protesto contra o que está sendo imposto posto é óbvio, assim como relatos pessoais do que está acontecendo. 

Já a nova onda da MPB, segue o mesmo espírito, de certa maneira, entretanto, nos tempos atuais, as discussões são mais subjetivas, internas e reflexivas, com como pode ser observado na canção Masculinidade, de Tiago Iorc. 

Essa diferença nos temas abordados não quer dizer que não existam existem inspirações, referências ou paralelos com a antiga MPB, e outros artistas nacionais. O próprio Iorc é caracterizado pela realização de diversas canções apenas com voz e violão, que é uma característica muito presente na obra de Chico Buarque, por exemplo.

Tiago Iorc em apresentação ao vivo do álbum Troco Likes

Ponto de vista técnico 

Para o professor de música Denilson Carneiro, da Escola de Música do Acre, localizada no bairro Tucumã, “definir o que é a MPB é muito difícil, dada a sua pluralidade, o que cria sonoridades muito diferentes dentro do mesmo gênero”. Além disso, ele afirma que o rótulo surgiu meramente por motivos comerciais, e que, por definição, qualquer música regional e tradicional poderia se encaixar como música popular brasileira. 

“O termo MPB, seria uma forma de rótulo inventado pela indústria fonográfica para conseguir vender o que era inclassificável. Imagina que num supermercado os produtos têm seus rótulos e você sabe o que vai encontrar dentro da embalagem, tem ali escrito arroz e você sabe que vai ter arroz dentro do saco, no caso de artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, etc, você pega um disco deles e tem Rock, tem Samba, tem Bolero, Samba Reggae, Blues, Baião.”, exemplifica Denilson. 

Ele também explica o motivo do gênero, – se é que podemos chamar a MPB desta forma agora -, ter ficado de lado após a explosão dos seus grandes nomes no

país. “Com o avanço da internet, essas indústrias (fonográficas) perdem força econômica, pois não se vende mais discos como antes, e eles passam a investir menos na produção do seu casting, e, inclusive, reduzem os seus castings de artistas. Isso é relevante pro surgimento de novos nomes que tivessem a mesma proporção de fama de seus nomes e trabalhos”, disse o professor. 

Denilson ainda comenta sobre a incapacidade de se comparar artistas das duas épocas, visto que são mercados, formas de se consumir, e também de se vender, completamente diferentes. 

“Na época do Chico Buarque existiam algumas poucas rádios e canais de televisão, e na época do Tiago Iorc existe o YouTube e as plataformas de streaming, apesar do Tiago ter tido uma certa expressividade, eu considero que são contextos muito diferentes, inclusive musicais”, explica Denilson. 

Outro ponto que ele destaca, sobre a dificuldade de compará-los, são as influências que construíram o estilo musical de ambos os artistas citados, já que Iorc certamente teve influências muito distintas de Chicho, mesmo que o segundo tenha influenciado também o primeiro. 

“Os trabalhos são muito diferentes, o que tocava na época do Chico Buarque que foi influência musical pra ele, não toca na época do Tiago Iorc, e talvez o Chico seja uma influência pro Tiago, só que o Chico condensa muita coisa, e o Tiago tem outras influências musicais que na época do Chico nem existiam ainda”, finalizou ele.

Chico Buarque em show ao vivo

Liquidificador de referências 

Apesar dos apontamentos feitos pelo professor Denilson Carneiro, é impossível, na prática, não fazer essa comparação entre velhos e novos artistas, alguns têm influências claras na antiga MPB e também em outros gêneros. 

Dizer que os contextos de ambos são diferentes é uma realidade, mas no campo das ideias, pensar no “e se…”, abre um enorme leque de possibilidades., como por exemplo: Como seria o trabalho do jovem em ascensão Jão, com suas músicas que relatam um amor e suas desilusões, por vezes de maneira exagerada, se ele tivesse produzido suas músicas na década de 80? 

Certamente diversos nomes seriam levantados como forma de traçar uma proximidade lírica e sonora. E se o contrário fosse proposto? Comparar essas situações, refletir sobre as produções e seus contextos podem nos ajudar a entender de onde a música veio, onde ela está e para onde ela está indo. Já que a cada segundo que passa, devido à grande facilidade em se consumir arte na atualidade, os novos músicos, cantores e compositores, são cada vez mais um grande liquidificador de referências. 

(Marisa Monte e Silva, em clipe da música Noturna)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Cinema educativo: promovendo a cultura para a população

Publicado há

em

por

As produções audiovisuais podem ser utilizadas como ferramenta para impulsionar a educação e transformar a realidade da população.

Por Letícia Vale e Arinelson Morais

A educação e a cultura desempenham um papel vital na promoção da diversidade e da inclusão ao divulgar conhecimento sobre as tradições de diferentes grupos, pois os cidadãos desenvolvem uma compreensão mais profunda e respeitosa das diferenças. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais harmoniosa, onde cada indivíduo ou grupo deve ser respeitado, independentemente de sua origem, crença, cor, condição física, psíquica ou social.

Segundo Teddy Falcão, profissional do audiovisual e estudante de cinema acreano, “o cinema pode ser uma ferramenta versátil e eficaz de educação no estado do Acre”. Ele acredita que a exibição de filmes com debates públicos pode contribuir para a conscientização ambiental, preservação cultural, acesso à informação e desenvolvimento do turismo sustentável na região, tanto no aprendizado formal como na capacitação audiovisual, que pode incentivar a profissionalização nessa indústria criativa.

O Acre possui forte influência da cultura dos povos originários, dos povos afro-brasileiros e de pessoas de diferentes regiões do país. A educação por meio de filmes busca fortalecer, preservar e promover a inclusão social e identificação com a história local. No entanto, para Falcão, “é importante que haja esforços para tornar o cinema acessível às comunidades locais e incorporá-lo de maneira significativa à educação e ao desenvolvimento da região.”

A educação cultural em Rio Branco contribui para o fortalecimento da identidade local ao ensinar sobre a história, tradições, mitos e costumes das diferentes comunidades que compõem a cidade, a população se torna mais consciente de sua própria herança cultural, promovendo o respeito e a valorização das raízes locais, ao mesmo tempo em que fortalece o sentimento de pertencimento.

Espaços  da cultura audiovisual

  • Filmoteca acreana

Dos poucos locais que transmitem filmes com o objetivo de educar e promover cultura para a população na capital, a Filmoteca está localizada dentro da Biblioteca Pública do Estado, em frente à Praça da Revolução, em Rio Branco. Exibe diariamente filmes das mais diferentes categorias na busca de incentivar a cultura para a população. 

Os filmes são exibidos no período da tarde, e em alguns períodos do ano, eles seguem temáticas específicas, como a exibição de filmes infantis na Semana da Criança, quando é comemorado o dia 12 de outubro.

A Biblioteca Pública exibe filmes como forma de entreternimento e educação para a população. Foto: Acervo do Governo do Acre
  • Cineclube Opiniões

O Cineclube Opiniões foi fundado há 13 anos e busca, por meio da exibição de filmes e rodas de conversa, promover ações de formação audiovisual, tendo a comunidade como principal parceira dessas realizações. O Cineclube, apesar de não ter nenhuma ligação governamental, utiliza a Filmoteca como casa para fazer debates sobre os mais diversos assuntos, por meio de filmes que auxiliam na conscientização e comunicação de temas importantes para a sociedade. 

As sessões ocorrem no 1º e 3º sábado de cada mês e são divulgadas por meio do Instagram da organização, porém as sessões estão paralisadas e sem previsão de retorno. 

O Cine Clube Opinião divulga por meio do instagram o filme, horário e local. Foto: Reprodução/Instagram
  • Cine Teatro Recreio

O Cine Teatro Recreio é um dos mais tradicionais espaços que promovem cultura na capital acreana, localizado em um dos pontos turísticos da capital, o Calçadão da Gameleira, exibe periodicamente filmes do circuito alternativo, premiados em festivais de variados países ou produções independentes.

O Cine Recreio é coordenado pela Fundação Elias Mansour, órgão da Secretaria de Estado de Administração. Com pouca divulgação e baixa bilheteria nas exibições, o local passa por instabilidades no funcionamento, tendo em vista o fraco apoio governamental.

Foto: Acervo do Governo do Acre

Dificuldades

Um dos principais desafios enfrentados é a falta de investimento em estratégias de divulgação eficazes de espaços e grupos que promovem a cultura no estado do Acre, o que muitas vezes leva à pouca visibilidade desses locais que já utilizam o cinema para criar um ambiente de debate e socialização. Sem uma divulgação adequada, muitas sessões passam despercebidas pelo público, limitando o impacto cultural que poderiam ter.

Para superar esse desafio, é fundamental que haja um esforço conjunto entre o governo, instituições culturais e a sensibilização da população sobre a importância da participação ativa nesses locais que incentivam e apoiam o cinema no estado.

Continue lendo

Cultura

Espetáculo de dança convida para uma volta aos anos 2000

Publicado há

em

por

Você se lembra da sensação de acordar de manhã e ir para o sofá assistir o seu programa
de TV favorito? O espetáculo Nostalgia, produzido pela bailarina Elisa Reis e o Studio de
dança Passé, que entra em cartaz no próximo domingo, 3 de março, na Usina de Artes
João Donato, é inspirado em programas infanto juvenis dos anos 2000. O intuito do
espetáculo é fazer uma viagem no tempo unindo gerações de pais e filhos. Para entrar
nesse mundo de lembranças, os ingressos custam R$25,00 inteira e R$12,00 meia, e
podem ser adquiridos com os bailarinos ou comprados na bilheteria, a sessão das 17h
ainda tem entradas disponíveis.


Elisa Reis destaca que além do balé clássico, estilo de dança predominante no espetáculo e
foco do seu trabalho há 7 anos, a apresentação também vai contar com balé neoclássico,
forró, street dance (dança urbana), jazz e sapateado. A trilha sonora escolhida é voltada
para referências infantis, a apresentação contará com atos sobre os desenhos Cocoricó,
Padrinhos Mágicos, Rei Leão, entre outras animações.


Desde o início de sua carreira a bailarina sonhava em montar um espetáculo com esse
tema, mas tornar o sonho realidade só foi possível com a colaboração de alguns de seus
amigos do Studio Passé, K-Dance e o professor Luís Felipe. Para Elisa, o processo de
criação foi prático e contou com a participação ativa das alunas. “Esse espetáculo tem um
pouco de cada aluna”, diz. A professora conta que uma das maiores dificuldades foi criar
uma apresentação com o corpo de baile pequeno e ensaiando em espaços alugados.


Para Elisa Reis, a dança é uma forma poderosa de expressão emocional. “Através do
movimento as pessoas podem transmitir sentimentos e conectar-se com o público de uma
maneira única”, comenta. A professora espera que o espetáculo toque o coração dos
espectadores e os transportem de volta a uma época cheia de magia e encanto.

Bailarina desde os 7 anos, Elisa teve seu primeiro contato com a dança a partir de um
projeto social no bairro em que morava e se encontrou como professora ainda muito jovem.
No ensino médio deu aula de balé de maneira voluntária para os colegas de escola.
Descobrir seu amor pelo balé clássico a levou a se especializar, Reis possui em seu
currículo curso na renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.


Texto produzido pelos acadêmicos Eleonor Rodrigues, Victor Hugo dos Santos, Ranelly
Yasmin e Danniely Silva sob supervisão do professor Wagner Costa. A produção faz parte da
disciplina Fundamentos do Jornalismo

Continue lendo

Cultura

Filmes do Oscar não chegam aos cinemas acreanos

Publicado há

em

por

A ausência das obras concorrentes ao Oscar nas telas dos cinemas acreanos desmotiva os fãs apaixonados pela premiação que desejam conhecer melhor os indicados. Entre os selecionados para edição 2024, apenas “Barbie” e “Oppenheimer” foram exibidos no Acre. A estudante de Direito Luiza Carvalho, 17 anos, é amante do Oscar e afirma que a frustração é grande pois quase não teve a oportunidade de ver os variados filmes participantes da competição. Ela acredita que o que atrai os acreanos que gostam de assistir a cerimônia são as celebridades presentes, pois os longas metragens passam longe de nosso cinema.

Quando questionada sobre qual filme queria ter prestigiado mas não conseguiu devido a falta de disponibilidade, ela citou “Pobres Criaturas” do diretor grego Yorgos Lathimos, obra que recebeu 11 indicações, mas infelizmente não chegou ao Acre mesmo diante da notoriedade que ganhou.

 Luiza não é a única a se sentir desmotivada com a falta de apoio no nosso estado quando o assunto é cinema. Fabyan Isaac, estudante de 21 anos de Engenharia Elétrica, é fã dedicado da sétima arte e compartilha da mesma frustração. “Considerando que nem todos os filmes são disponibilizados em aplicativos de streaming, assistir a uma premiação na qual o vencedor pode ser uma película que não tive a oportunidade de assistir desmotiva bastante”, diz. Apesar das obras indicadas ao Oscar geralmente atraírem grande interesse devido a qualidade, o estudante ressalta que o preço alto dos ingressos para prestigiar os filmes, a falta de mais sessões em horários atrativos ou a simples falta de exibição acabam se tornando impecilhos para os que se interessam pela premiação.

ALTERNATIVA – Os cinemas culturais, que poderiam ser uma alternativa, passam  por um grande problema: a falta de investimentos. Este problema acarreta na baixa variedade de filmes e na diminuição da demanda. A última atualização do Cine Arte Recreio Ac, o único cinema cultural de Rio Branco, foi no dia 14 de outubro de 2023. Sem o apoio por parte dos órgãos e ministérios ligados à cultura, diminui a divulgação e a disponibilidade de obras nesses espaços da iniciativa civil que poderiam apresentar os filmes independentes que, muitas vezes, concorrem na cerimônia do Oscar.

Texto produzido pelos acadêmicos Davi Mansour, Pedro Dias, Maria Lídia e Eduarda Queiroz sob supervisão do professor Wagner Costa. A produção faz parte da disciplina Fundamentos do Jornalismo.

Continue lendo

Mais Lidas