Olhares

Influenciadores apostam em formação para potencializar marketing de influência no Acre

Publicado há

em

Busca por qualificação entre os influenciadores acreanos reflete uma tendência crescente em todo o país

Por Thaynar Moura e Paula Amanda

Segundo uma pesquisa realizada em 2023 pela empresa de análise e mensuração de dados Nielsen, o Brasil lidera o ranking mundial em número de influenciadores digitais no Instagram. De acordo com o relatório, os criadores de conteúdo no país, no ano citado, ultrapassaram a marca dos 500 mil. A pesquisa considerou apenas aqueles que tinham mais de dez mil seguidores na plataforma.

No Acre, o cenário não é diferente. Não há um registro oficial do número de profissionais que trabalham como influenciadores no estado, mas é comum que a população acreana observe o surgimento de novos profissionais desse segmento.

Pensando na responsabilidade de levar informações para milhares de pessoas, o influenciador digital Pablo Charife, que tem 44,5 mil seguidores no Instagram e atua na área há sete anos, sentiu a necessidade de buscar formação acadêmica em Marketing.  

“A gente vai aprendendo coisas que normalmente não aprende na vivência. Somente na faculdade, aprimorando meus conhecimentos, pegando referências e entendendo como funciona o mercado, como ele nasceu, como nasceu a comunicação, como nasceu a propaganda. Isso me deu muito mais segurança no meu trabalho”, frisou.

Após um tempo na área, Pablo sentiu necessidade de ter formação em Marketing. Foto: Arquivo pessoal

A busca por mais conhecimento também fez com que a influenciadora Edmirque Herculano, engenheira agronômica por formação, mas comunicadora digital por vocação, buscasse se aprimorar por meio de cursos técnicos. Edmirque reúne 25 mil seguidores em seu perfil no Instagram e, ao longo dos seus 15 anos de experiência como influenciadora, fez diversos cursos na área de comunicação.

“Ao longo da minha trajetória, fiz diversos cursos especializados em marketing digital, relações públicas, publicidade e assessoria de imprensa. Sempre busquei me capacitar bastante”, disse.

Apesar de ter formação em outra área, a influenciadora buscou cursos técnicos em comunicação. Foto: Arquivo pessoal

Dona da Agência de Publicidade Caule, a jornalista e publicitária Nilda Bernardo considera de extrema importância que os influenciadores busquem profissionalização. “Como dona de agência, considero muito importante que influenciadores digitais busquem se profissionalizar por meio de formação superior e capacitações em comunicação e marketing. Essa profissionalização traz diversas vantagens, tanto para o influenciador quanto para as marcas e o mercado”, declarou. 

A busca por qualificação entre os influenciadores no Acre reflete uma tendência crescente no país, onde a profissionalização do mercado digital se torna cada vez mais essencial para o desenvolvimento do setor. 

Em um cenário de constante evolução, investir em formação acadêmica e cursos especializados não só amplia as oportunidades de crescimento para os criadores de conteúdo, mas também fortalece o ecossistema digital como um todo, beneficiando marcas, consumidores e profissionais. Assim, ao compreender a importância do aprimoramento contínuo, os influenciadores contribuem não apenas para a sua própria trajetória, mas para o amadurecimento do marketing de influência no estado e no Brasil.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile