Cotidiano

Curso de Jornalismo da Ufac realiza 1º Webinário de Fotojornalismo

Publicado há

em

Por Disney Mendes de Oliveira

O Curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Acre realiza, nos dias 11 e 18 de junho, o 1º Webinário de Fotojornalismo. O evento, que ocorrerá de forma online, será transmitido via google meet e está aberto a toda a comunidade.  As inscrições vão até o dia 9 de junho e podem ser feitas, gratuitamente, por meio do link: https://bityli.com/HZdST

Com o tema “os desafios da profissão”, fotógrafos e fotojornalistas acreanos irão participar das mesas redondas com o objetivo de discutir a profissão e seus desafios. Entre os nomes confirmados estão o do fotojornalista Diego Gurgel, os fotógrafos Tiago Telles e Stael Maia, a comunicadora Nattércia Damasceno e Erivam Oliveira, autor do livro “Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital”. A mediação será feita por estudantes da disciplina de fotojornalismo.

A professora Aleta Dreves, responsável pela disciplina e organização do evento, comentou sobre o webinário. “O evento busca fazer esse diálogo entre mercado de trabalho, academia e sociedade. E busca dialogar com a comunidade externa e interna, alunos e profissionais sobre a importância da profissão, como é exercer a profissão neste cenário de pandemia e como é ser fotojornalista no Acre.”

Professora Aleta Dreves é a responsável pela organização do evento. Foto: cedida

Aluno do curso de jornalismo e parte da equipe de organização, Guilherme Limes conta que as expectativas para a realização do evento são as melhores possíveis. “Já estamos contando com cem inscritos, estamos conseguindo cumprir com as metas e objetivos que a gente havia planejado nesse curto espaço de tempo.”

Para o estudante, o evento traz a oportunidade de debater os desafios da área com profissionais experientes no mercado. “Muitos alunos entram no curso com o objetivo de seguir carreira voltada a fotografia, e esse contato com esses profissionais vai ser muito importante para que os alunos possam ter essa perspectiva e entendam como funciona. O fotojornalismo tem um papel muito importante nesses últimos tempos. São várias temáticas que serão abordadas nas mesas e servirão de reflexão para quem tem interesse em acompanhar.”

Guilherme Limes é aluno do 4º período do curso de jornalismo. Foto: Cedida

A programação inicia dia 11 de junho, às 19 horas, com a primeira mesa redonda. Os convidados para a mesa são os fotógrafos Diego Gurgel, Nattércia Damasceno, Stael Maia e Tiago Telles. Será mediada pelos acadêmicos Eduardo Menezes e Adélia Galdino. A segunda mesa redonda, dia 18 de junho, terá como convidado o fotojornalista Erivam Morais de Oliveira, que abordará a profissão do fotojornalista, os desafios da profissão no Brasil e a atuação nos grandes centros.

O webnario é o primeiro da historia do curso, mas a intenção é que ele ocorra anualmente. O evento terá certificação e faz parte da carga horária da disciplina de Fotojornalismo, ofertada via Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile