Notícias

Uma maior diversidade na comunicação: Podcasts produzidos em terras acreanas

Publicado há

em

Foto: Andreana Lucas

Por Andreana Lucas e Bruna Mendes

Com a pandemia e o distanciamento social em 2020, os meios de comunicação se expandiram, popularizando os podcasts, que vem crescendo a cada ano, principalmente com as plataformas de streaming, reproduzida no YouTube ou Spotify. Documentários, entretenimento, notícias, suspense… são vários os gêneros narrados em forma de áudio, com uma enorme diversidade para todos os públicos. 

A comunicação no rádio continua popular, mas a informação do podcast consegue ser ainda mais prática e muito presente no cotidiano do público com uma rotina mais corrida. O ouvinte pode ouvir a qualquer hora e qualquer lugar, levando consigo uma vasta opção de informações de fácil acesso no dia a dia.

Mas o que fez com que os podcasts se popularizassem tanto nos últimos anos? Podemos ver isso nas várias abordagens de assuntos que podem ser encontrados, como tema das discussões, debates ou noticiários: política, economia, histórias, filmes, séries, atualidades… Tudo isso em conversas que podem ir do tom de mesa de bar até mesmo produção formal.

Para o engenheiro Tiago Viana, os podcasts são uma grande revolução na era da informação. “É o rádio da era tecnológica, temos fácil acesso a variados temas, que muitas vezes nos ajudam, pois uma pesquisa mais detalhada nos custaria horas e horas de buscas”. Diariamente é comum ver o surgimento de um novo programa, sempre com assuntos interessantes o suficiente para ganhar em muito a atenção de novos ouvintes.

“Encontramos quase tudo de maneira fácil e descomplicada. Posso encontrar  conversas sobre temas do Brasil e do mundo, mas também consigo ter informações sobre assuntos locais por podcasts feitos por pessoas da minha própria cidade.” Para ele, nesse ponto vemos o quanto a praticidade dos podcasts ajudou na visibilidade de produções regionalizadas. 

Na capital acreana, os programas vem aumentando em vários nichos. O Resenha Podcast apresentado por Thiago Willian e Douglas Barros, por exemplo, aborda diversos assuntos do cotidiano acreano. O digital Influencer Igor Martins, que participou do programa Performando a Drag Queen Ágata Power, conta a sobre a sua participação no EP #21: “A experiência é boa e os temas são relevantes, no meu caso eu falei da minha história como Drag Queen aqui na cidade” (confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=vED4t7EZ0hk ).

Foto: Reprodução/YouTube

Como produtor de conteúdo digital, Igor observa que os podcasts acreanos podem se desenvolver mais  e com maior qualidade. “É uma plataforma que está em ascensão no Brasil. Como todas pessoas já consomem mais do que elas consumiam antes, eu acho que aos poucos talvez os acrianos tenham mais interesse em podcasts. As pessoas que estão investindo nisso, é só o tempo de sentir realmente que vai dar certo. Mas o bacana é que você não se restringe somente ao público do seu estado, você tem essa possibilidade de chegar cada vez mais longe, para outros públicos”.

CipódCast

Foto: Reprodução

O podcast do canal do YouTube Na Ponta do Cipó, transmitido pelo Ac24horas, teve início em 15 de janeiro de 2021 e busca conversar com pessoas de interesse dos apresentadores do programa e do público. Em conversa com o La Perucha, diretor e apresentador do CipódCast, ele explica que ideia de fazer um programa de entretenimento informal e fora dos padrões jornalísticos surgiu a partir de uma entrevista feita em 2018, já neste formato. “No entanto, a falta de uma referência para que eu seguisse e outras obrigações profissionais me afastaram de começar o projeto naquele ano.” 

Ele acredita que, no Acre, “quanto mais projetos surgirem, mais rápido esse público vai ter acesso e poderá então escolher se este é um formato que lhe agrada.”

Com o crescimento e expansão de canais de streaming em meio a quarentena da pandemia do COVID-19, La Perucha encontrou um caminho para nortear os seus projetos e sua perspectiva para evolução do programa. “Com a pandemia, conheci o Flow Podcast, que, segundo seus hosters, levou dois anos para se tornar economicamente viável”. No caso da produção de podcast, os hosts são os apresentadores do programa que direcionam e intermediam a conversa entre convidados e espectadores, fazendo que produto tenha um conteúdo atrativo para o seu público.

“Acredito que diante do crescente número de podcasts no Acre, o que nos difere é pelo desinteresse exclusivo em pessoas de destaque social e em redes sociais na internet. Para nós, é mais provável entrevistarmos uma pessoa que faz parte da cultura do Acre do que alguém com um alto número de seguidores no Instagram. E quem nos assiste já sabe disso”,  explica o apresentador sobre as escolhas dos convidados do programa.

O apresentador do CipódCast fala da importância de patrocinadores e apoiadores para que a realização desse tipo de conteúdo possa crescer no estado. “Pra mim, é essencial que a mídia já consolidada (sites de notícia, imprensa televisiva e outros) passem a ter os videocasts como fonte de conteúdo referenciada. O Ac24horas, há alguns meses, fez o convite pra que transmitíssemos também por suas redes sociais, o que tem dado mais relevância para o nosso conteúdo. Hoje a situação do CipódCast é estável e empresas têm começado a nos procurar para divulgar suas marcas.”

Confira Também

Fora da Norma 

Foto: Reprodução

Um podcast construído por psicólogas do Norte tem como apresentadoras Lorena Holanda e Kahuana Leite, formadas pela Universidade Federal do Acre, e tem a proposta de ser um espaço para questões que fazem parte da nossa existência no mundo. Fugindo da norma aborda desde um feminismo interseccional a temáticas sobre a comunidade LGBTQ+. Quinzenalmente, às sextas-feiras,  19h (AC). Disponível para acesso na plataforma Spotify .

Relações no Divã

Foto: Reprodução

Produzido pelos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Acre Dedyslan Brilhante, Mell Liz e Henrique, fala sobre a temática das emoções e relacionamentos amorosos pelo viés da psicologia. Tem  novos episódios todas as quintas, postado no Spotify.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile